Presentes para todos

Na ante-visão ao jogo com o União da Madeira, Jorge Jesus referiu que para além de ganhar seria conveniente marcar muitos golos, o que de certa forma me pareceu um certo menosprezo pela equipa adversária, o que até poderia ter efeitos nefastos nos jogadores do Sporting, mas afinal eles copiaram a mensagem e cumpriram o objectivo com uma bela vitória por 6-0.

 Jorge Jesus fez apenas quatro mexidas na equipa, que me deixaram a rezar para que os jogadores poupados não se lesionem, pois pelo menos três dos seus substitutos deixam muito a desejar, sendo que Seydou Doumbia é a excepção, pois já deu para perceber que se trata de um bom profissional, daqueles que não brincam em serviço, pelo que quando é chamado responde com determinação e golos.

Dos outros, há que dizer que Romain Salin mesmo não tendo muito trabalho não inspirou muita confiança, antes pelo contrário, pareceu algo inseguro. Bruno César também não foi posto à prova, mas pô-lo a lateral esquerdo só mesmo em último caso. Quanto a Bryan Ruiz até pode ter um estilo de jogo parecido com o de Bruno Fernandes, o problema é a falta de verticalidade do seu jogo e o facto de só ter duas velocidades, parado e devagarinho. Sinceramente não o vejo com capacidade para jogar ali.

No que diz respeito ao jogo, há a referir a forma positiva como o União encarou este desafio, mesmo que depois do 2-0 a equipa se tenha desmembrado, chegando a parecer um conjunto de amadores, pior do que o Vilaverdense, de tal forma que foram seis mas bem poderiam ter sido muitos mais, pois só bolas aos ferros foram três.

Assim deu para tudo e Jorge Jesus até experimentou o casamento de Seydou Doumbia com Bas Dost, algo que segundo ele não será para repetir a não ser em situações excepcionais, isto para além da adaptação de Marcos Acuña a lateral esquerdo, uma situação a rever, mas aqui a recuperação de Jonathan Silva já não deve tardar muito, pelo que não há motivos para grandes preocupações.

O melhor do jogo foi o golo de Iuri Medeiros, um jogador que tem talento a rodos mas que ainda não se conseguiu desinibir com a camisola do Sporting. Vamos a ver se este golo lhe transmite a confiança que lhe tem faltado e se  Jorge Jesus o consegue tornar num jogador útil à equipa. Capacidade não lhe falta.

E pronto, este ano o Natal está pintado de verde e agora vamos lá dar um cheirete ao choramingas paciência e marcar bilhete para a fase final da tacinha da liguita, pelo que se não houver surpresas teremos um fartote de confrontos com o FC Porto neste início de 2018. Venham eles.

Comentários