O caso Eliseu

Compreendo e até aceito a decisão do Conselho de Disciplina (CD) quando lavou as mãos no "caso Eliseu", embora não esteja de acordo com ela, pois na minha opinião as agressões e o jogo violento e maldoso, como foi claramente este caso, devem ser punidos independentemente das decisões tomadas pelos árbitros em campo, ou daquilo que eles tenham escrito nos relatórios.

Também admito que Rui Costa, o árbitro de campo, não tenha visto bem o lance, pois o corpo do jogador do Belenenses pode ter-lhe tapado a visão.

Mas quando leio que Vasco Santos que desempenhou a função de vídeo-árbitro nesse jogo, afirmou:

Entendi no momento não ter existido qualquer agressão ou prática de jogo violento por parte do jogador do Benfica 

Então chego à conclusão de que só há duas explicações possíveis: ou ele não viu as mesmas imagens do que nós, o que não me admiraria nada, pois o jogo foi transmitido pela btv e as pessoas que actualmente mandam no Benfica já mostraram que são capazes de tudo, mas a ser este o caso os responsáveis por terem sonegado as imagens tem de ser severamente punidos, ou então Vasco Santos não é sério e portanto não tem condições para voltar a arbitrar.

Atenção que não estamos a falar de um caso de um lance mal interpretado por incompetência, pois ali não há outra interpretação possível que não seja a prática de jogo violento e maldoso que pôs em perigo a integridade física de um jogador adversário e quem disser o contrário só pode ser um benfiquista fanático ou desonesto.

Entretanto consta que José Manuel Meirim reuniu-se com Fontelas Gomes, o Presidente do Conselho de Arbitragem, um encontro donde terá saído uma recomendação para que os árbitros sejam mais rigorosos na punição do jogo violento.

Esta recomendação já vem atrasada, mas a bem da transparência convinha que fosse publico e bem claro que tipo de entradas devem ser punidas com expulsões, para amanhã não cairmos no absurdo de vermos um vasco santos qualquer a entender a existência de agressões ou de jogo violento em casos como aquele em que Battaglia ao armar o salto atingiu com o cotovelo um jogador adversário num tipo de lance que deve ser punido com amarelo, e que nada tem a ver com entradas por trás com os pitons à mostra e muito menos com aquilo que fez o Eliseu, que devia ser punido era com um cartão preto que daria para além da expulsão, um mínimo de 5 jogos de suspensão.

Agora, ou muito me engano ou vão sair cartões vermelhos por tudo e por nada e no meio disto tudo a verdade é que quem se ficou a rir foi o Eliseu, enquanto tudo indica que esse Vasco Santos também ficará impune.

Uma coisa é certa, o "caso Eliseu" protagonizado por um árbitro já descredibilizado pela história dos e-mails, ficará para a história como uma página negra desta fase experimental do VAR.

Comentários