Faltou a cereja em cima do bolo


Vi o jogo de Atenas durante o jantar na casa de um amigo, portanto sem a atenção necessária, mas aqueles primeiros 45 minutos foram de certeza dos melhores que o Sporting já fez em jogos das competições europeias, com três golos, uma bola ao poste, outra à barra e pelo menos mais uma boa oportunidade de golo, pelo que o 0-3 ao intervalo até sabia a pouco, ao contrário da comida e a bebida  que corriam na mesa, pelo que tivessem os jogadores do Sporting sido tão eficazes quanto eu no ataque às Super-Bocks, seguramente teríamos assistido a uma goleada histórica.

Jorge Jesus voltou a apostar em Seydou Doumbia no lugar que é habitualmente de Bas Dost e ganhou em toda a linha, tal como já tinha acontecido em Bucareste, obrigando os especialistas do costume a meterem a viola no saco, enquanto o novo trio de meio campo começa a funcionar cada vez melhor, pois são de facto jogadores que se complementam muito bem. A defesa é que tem sofrido golos de uma forma estranha, parecendo desligar os radares de alerta cedo de mais.

Na 2ª parte não se verificaram grandes alterações até à hora de jogo, altura em que o Sporting baixou o ritmo e deixou de sair bem para o ataque, passando a jogar muito atrás, mas não fosse alguma tremideira de Rui Patrício, que estranhamente esteve algo intranquilo, o domínio dos gregos teria sido inconsequente, isto apesar das substituições terem resultado melhor para eles do que para o Sporting, até porque Jorge Jesus pareceu ter começado muito cedo a pensar nos jogos seguintes.

Curiosamente foi quando o Olympiacos já tinha baixado os braços e Bas Dost estivera por duas vezes à beira de fazer o seu golinho da ordem, que Pardo sozinho no meio de 5 jogadores leoninos, lá conseguiu marcar.

Logo a seguir ninguém percebeu o que é que o Kassay do costume viu num lance onde Bruno César chegou a meter a bola na baliza, e ainda houve tempo para Pardo fazer o 2-3 já em cima da hora, numa ponta final que era desnecessária e que como disse Jorge Jesus no fim, não comprometeu o objectivo mas tirou algum brilho à vitória.

O 3º lugar neste grupo passa agora à condição de classificação mínima obrigatória, mas temos de ter a noção de que Barcelona e Juventus são de outro campeonato, e é preciso não esquecer o que aconteceu na época passada com o Légia de Varsóvia, para que o apuramento para a Liga Europa não volte a fugir.

Por falar em campeonato, sábado estarei em Alvalade para um jogo historicamente complicado, que tem de ser levado muito a sério, pois o Tondela empatou lá nas últimas duas temporadas de tal forma que até podemos dizer que foi num desses jogos que o Sporting perdeu o campeonato de 2015/16. Vamos a ver se à terceira é de vez.

Comentários