Estivemos em Alvalade

Eu e o Cristiano Ronaldo estivemos sábado em Alvalade para assistir ao Sporting-Tondela da 6ª jornada do campeonato e não demos o nosso tempo por perdido, pois mesmo que o jogo não tenha sido nada de especial, a festa foi bonita e o borrego foi morto sem grandes sobressaltos.

Jorge Jesus fez algumas mexidas no onze, com natural destaque para mais uma oportunidade dada a Alan Ruiz, o que permitiu que fosse dado algum descanso a Rodrigo Battaglia, com a equipa a vestir o seu fato mais ofensivo, enquanto Iuri Medeiros rendeu um Gelson Martins que anda tocado, mas que mesmo assim ficou no banco. Para além disso Fábio Coentrão e Bas Dost regressaram à titularidade.

O jogo começou da melhor maneira com um belo golo de Jérémy Mathieu, quiçá inspirado pela presença de Cristiano Ronaldo nos camarotes, mas mesmo a perder o Tondela nunca desfez o seu esquema defensivo que chegava a ter uma linha de 6 lá atrás, embora fossem quase sempre 5, 4 dos quais nunca saiam, havendo ainda mais 2 logo à frente da defesa.

O resultado foi uma 1ª parte morna em que mesmo assim Iuri Medeiros esteve perto de fazer um golo ao seu melhor estilo, enquanto Bruno Fernandes ainda atirou uma bola à barra, num lance onde o fiscal de linha levantou mal a bandeirola, pelo que se tivesse sido golo o VAR teria validado. Do lado do Tondela, quanto muito pode-se falar num livre desviado pela barreira, ou seja foi nada.

Na 2ª parte o Sporting jogou durante algum tempo no fio da navalha, pois o Tondela subiu no terreno embora tenha continuado a ser completamente inofensivo, mas o 1-0 é um resultado perigoso e um acidente pode sempre acontecer, pelo que o nervoso miudinho sentia-se nas bancadas.

Jorge Jesus sentiu o perigo e lançou primeiro Rodrigo Battaglia para dar mais poder de choque ao meio campo, abdicando do inócuo Alan Ruiz e depois Gelson Martins que logo mexeu com o jogo, o que não quer dizer que Iuri Medeiros tenha estado mal, embora lhe falte um pouco de confiança.

Mas foi quando Pepa tentou arriscar um pouco mais que o jogo acabou. Estas equipas estão tão rotinadas a não deixar jogar, que quando tentam fazê-lo pagam logo a factura. Assim quando começou a haver mais espaço, Bruno Fernandes arrumou a questão com mais um golaço, quiçá inspirado pela minha presença, pois eu sempre disse que estava ali um diamante que aparentemente ninguém via.

Confirmou-se então que o 2-0 é um resultado muito perigoso, para quem está a perder como é evidente, e daí até ao fim só não deu em goleada porque faltou eficácia, mas Marcos AcuñaBas DostGelson Martins e William Carvalho, este por duas vezes, estiveram à beira de marcar, pelo que o Tondela bem se pode dar por feliz com o resultado final.

Duas notas muito negativas para um árbitro que não se percebe como é que pode estar na 1ª categoria, que teve um critério disciplinar inexplicável, parecendo ter medo de Ricardo Costa, um jogador vulgaríssimo que eu nunca percebi como jogou nos clubes onde jogou e até chegou a internacional, e que agora de regresso a Portugal acha que pode fazer tudo o que quiser, e neste jogo realmente fez e ainda se armou em mau. Ai que falta que às vezes faz um Acosta.

E pronto, seguimos na frente lado a lado com o FCP de Conceição, pelo que agora ganhar em Moreira de Cónegos é vital, para depois então avançarmos para o primeiro grande teste. Pelo meio, hoje há Taça da Liga para descomprimir e dar minutos à segunda linha.

Comentários