Venham de lá esses milhões

Quando o sorteio do play-off da Liga dos Campeões determinou o Steaua de Bucareste como adversário do Sporting, a mantilha de comentadores e outros jornaleiros da nossa praça logo sentenciaram que os romenos eram a equipa mais fraca das cinco possibilidades em jogo, talvez porque os poderosos Young Boys da Suiça tinham acabado de dar 5 ao Benfica, enquanto o Basaksehir era o vice campeão da fortíssima Liga da Turquia e contava nas suas fileiras com veteranos como Adebayor e Clichy, sem esquecer o nosso conhecido Márcio Mossoró.

Talvez por isso no jogo da 1ª mão havia uma tarja nas bancadas de Alvalade que dizia qualquer coisa como "resolvam já" e o mínimo que se esperava era um passeio à Roménia, pelo que o nulo verificado em Lisboa foi um balde de água fria no facilitismo que se vivia, logo aproveitado pelos profetas da desgraça que elevaram à categoria de decisivos os jogos de Guimarães e Bucareste.

Provavelmente a equipa também foi contagiada por essa maré optimista e no final do jogo de Alvalade todos pareciam um bocado surpreendidos com os muitos problemas causados por Alibec e companhia, pelo que Jorge Jesus foi logo avisando que o Campeonato era o principal objectivo, ao mesmo tempo que puxava o Steaua para cima recorrendo ao passado glorioso deste grande clube romeno, que afinal não era tão fraco como alguns o queriam fazer parecer.

Passado com distinção o teste de Guimarães, Jorge Jesus resolveu fazer apenas uma alteração ao seu onze, trocando Bas Dost por Seydou Doumbia, uma opção arriscada mas que até fazia sentido, partindo do princípio de que o Steaua jogando em casa ia arriscar mais do que fizera em Alvalade, dando espaços onde a velocidade do marfinense encaixava melhor do que o jogo mais posicional do holandês.

No entanto o Sporting entrou logo a mandar no jogo, mostrando-se consciente da importância de marcar primeiro e marcou mesmo por intermédio de Seydou Doumbia. 1-0 para o treinador e agora sim esperava-se que a sua estratégia vingasse mesmo, mas a equipa pareceu convencida de que a missão estava cumprida e baixou o ritmo, enquanto o Steaua foi equilibrando as operações até que Cristiano PicciniSebastián Coates e Jérémy Mathieu cometeram uma serie de erros sucessivos e o inevitável Alibec obrigou Rui Patrício a uma defesa difícil, mas a bola sobrou para a frente da baliza onde estava, sabe-se lá porquê, o defesa esquerdo do Steaua que não teve dificuldade em fazer o empate.

Os romenos estavam de volta à eliminatória e recuperam o ânimo, enquanto o Sporting dava alguns sinais de intranquilidade como que a pedir o intervalo que chegou com 1-1 no marcador, que revelava um equilíbrio um pouco enganador, mas a verdade é que estava tudo em aberto.

O Steaua jogou a sua cartada no inicio da 2ª parte com uma entrada forte e o Sporting não estava a conseguir sair no contra-ataque, numa altura em que precisava de pelo menos pôr em sentido a equipa adversária, até que Jorge Jesus resolveu lançar Bas Dost, abdicando da velocidade de Seydou Doumbia, precisamente na altura em que ela mais parecia fazer falta, mas o futebol é assim mesmo e um minuto depois desta substituição saiu o primeiro contra ataque de jeito e Marcos Acuña teve sorte no ressalto e fez um golo tão fácil como tinha sido o de Júnior Morais.

Caiu um balde de gelo no Estádio e Alibec foi o primeiro a baixar os braços como se viu num lance logo a seguir, mas o Sporting não caiu no mesmo erro do 1º tempo e com os romenos encostados às cordas partiu paro KO, concretizado por Gelson Martins a coroar uma grande exibição de um jogador que vale milhões sem que seja necessário a intervenção dos comissionistas, mas o mercado está louco e ainda falta uma semana para o seu fecho, portanto se alguém bater 100 milhões não haverá nada a fazer.

Com a faena completa o Sporting partiu para o rabo e as orelhas e no fim foi Bruno Fernandes quem saiu em ombros e se aquele médio elegantíssimo foi para o Barcelona por 40 milhões, então venham daí mais 100, enquanto o engenheiro continua ser ver nada, qual Vasco Santos no video-àrbitro.

Por falar em milhões lá ficaram garantidos os 15 da participação na Liga dos Campeões que  Jorge Jesus diz que é para desfrutar, mas ele sabe que tudo depende do sorteio, até porque há clubes no 1º e 3º potes que estão perfeitamente ao alcance do Sporting e mesmo no 2º há uns melhores do que outros. Desde que o sorteio não se transforme em "azareio", o 3º lugar na fase de grupos é um objectivo perfeitamente acessível e na minha opinião até é o melhor que pode acontecer às equipas portuguesas que podem perfeitamente ganhar a Liga Europa, mas que dificilmente passam dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

E pronto, o Sporting ganhou esmagando para calar as aves de rapina que por aí andam, mas o Steaua deu luta durante duas horas e meia e sendo uma equipa com dificuldades na construção de jogo, também não é assim tão fraca como eles a pintaram, da mesma forma que o Sporting não ganhou o Campeonato nem a Liga dos Campeões, só porque marcou 10 golos nestes dois jogos ditos decisivos. Há que perceber que isto agora não vai ser sempre assim e muita atenção ao Estoril.





Comentários