Vai começar

Está tudo a postos para o início do Campeonato, mas o mercado só fecha no fim do mês, pelo que por enquanto ainda é cedo para analisar o plantel que Jorge Jesus terá à sua disposição para atacar a época 2017/18, no entanto a percepção geral e a esperança dos sportinguistas, é de que esta equipa será mais forte do que a anterior.

Já foram contratados 10 jogadores e ainda falta pelo menos mais um. A defesa é quase toda nova, com uma clara aposta na experiência de homens como Jérémy Mathieu e Fábio Coentrão, ambos com um perfil que não me agrada muito, mas vamos aguardar pelas suas prestações. No meio campo está tudo em suspenso por causa das possíveis vendas de jogadores chave como William Carvalho e Adrien Silva, mas na na minha opinião Bruno Fernandes foi uma grande contratação e Marcos Acuña pode dar mais à equipa do que Bryan Ruiz. No ataque estamos mais fortes com Seydou Doumbia que oferece outras soluções, enquanto Daniel Podence promete afirmar-se na posição de segundo avançado.

Mas o grande reforço da equipa nesta pré-temporada tem sido o VAR, que já nos valeu duas saborosas vitórias. No entanto a propósito do golo de Bas Dost contra a Fiorentina, não pude deixar de notar o seguinte: a bola entrou na baliza aos 27m38s. 28 segundos depois, eu e todos os que estávamos a ver o jogo em casa, pudemos verificar que o golo era legal, no entanto a conversa entre os árbitros prolongou-se até aos 28m42s altura em que João Pinheiro sinalizou que iria ver as imagens, tendo chegado ao monitor 11 segundos depois, bastando-lhe 1 segundo para confirmar a legalidade do lance, concluindo a sinalética de validar o golo precisamente ao minuto 29. Ou seja, aquilo que poderia ter sido feito em pouco mais de 30 segundos, demorou 1 minuto e 22 segundos.

As minhas perguntas são: Se bastaram 28 segundos para eu ver em casa, porque é que o VAR demorou tanto a confirmar o óbvio? E porque razão quis o árbitro ir ver as imagens? Não confiou nos outros? Ou eles tiveram dúvidas?

Já agora é importante que os fiscais de linha cumpram a regra que dita que em caso de dúvida devem deixar passar, mas para isso convém que não sejam penalizados quando falharem por excesso na aplicação dessa regra. Em contrapartida devem ser fortemente punidos sempre que cortarem erradamente uma jogada limpa, como aconteceu duas vezes no jogo referido. Se for assim eles vão pensar duas vezes antes de levantarem a bandeirinha.

Finalmente volto ao caso dos e-mails, que como é óbvio não terá consequências práticas em termos de punições ou coisa que o valha, mas é importante que quem manda na arbitragem e gosta dela, aproveite esta oportunidade para a libertar das amarras daqueles que procuram controlar este sector para ganhar campeonatos.

Os árbitros tem de perceber que vão ser classificados de acordo com a realidade das suas prestações e não porque inclinaram os campos para o lado que convém a essa gente que não olha a meios para atingir os seus objectivos. Se assim for, a purga será feita e os "motas" se não tiverem a hombridade de se retirarem pelo seu pé, acabarão por cair tal como alguns já caíram na época passada.

Com uma equipa melhor, com o VAR e com melhores arbitragens, estaremos seguramente mais perto do tão desejado título.

Comentários