Três centrais

Tal como já aqui havia referido Jorge Jesus parece inclinado para trabalhar um sistema alternativo com 3 centrais, que de resto na época passada já tinha experimentado sem sucesso no jogo em Varsóvia a contar para a Liga dos Campeões, e que hoje ensaiou frente ao Basileia.

Nunca gostei muito deste esquema de jogo, embora as equipas alemães e italianas já o tenham interpretado com sucesso, sendo de destacar a Juventus de Marcelo Lippi que tinha um tal de Ciro Ferrara que fazia de terceiro central, mas também abria para a direita tornando o sistema muito dinâmico, dando muita liberdade ao ala do seu lado.

No Sporting John Toshack e Lazlo Boloni também foram por aí, com o romeno a usar Beto no papel de Ferrara, enquanto o galês era mesmo um defensor deste esquema puro e duro, que na minha opinião não se adequa ao futebol português, onde a maioria das equipas apostam em jogar muito fechadas depositando todas as fichas no contra ataque, com jogadores rápidos a entrarem das alas para o meio, abdicando muitas vezes do ponta de lança.

Quanto ao que foi possível ver hoje, eu diria que até nem foi muito mau, mas parece-me que faltam jogadores com as características necessárias para o sistema, principalmente do lado direito, onde Cristiano Piccini mesmo sendo italiano não me pareceu muito à vontade e de resto se era para jogar assim não se percebe porque é que Ezequiel Schelotto foi dispensado. A não ser que Jorge Jesus invente um Ciro Ferrara e aí Gelson Martins pode ficar o lado direito por sua conta.

Do lado contrário, sim, há muitas opções. Hoje jogaram primeiro Jonathan Silva e depois Bruno César e ainda há Fábio Coentrão e parece que vai haver Acuña.

Outra questão que se levanta é o desenho do ataque. Hoje Jorge Jesus jogou com dois homens numa posição mais interior atrás do ponta de lança, mas se a vontade de Daniel Podence acabou por superar as suas deficiências, já Alan Ruiz não me pareceu nada confortável descaído para a esquerda.

Gostava de ter visto o argentino a jogar nas costas de dois avançados, mas na época passada Bas Dost rendeu muito a jogar sozinho na frente e o seu casamento com Seydou Doumbia ainda está nas primeiras núpcias.

No meio campo Jorge Jesus experimentou duas duplas, mas aqui está tudo em suspenso até que o mercado dite as suas leis, ou não. De qualquer forma Bruno Fernandes é jogador para entrar na equipa, agora os outros...não sei.

Quanto ao jogo, o Sporting até foi a melhor equipa, mas sofreu três golos ridículos. O primeiro resultante de um erro do árbitro e os outros dois com origem em verdadeiros disparates de dois jogadores que não tem capacidade para fazerem parte do plantel de uma equipa que lute para a Europa, quanto mais para jogarem no Sporting.

Em suma, este é um esquema que precisa de tempo e muito trabalho e que pode até vir a ser uma alternativa em determinados jogos, mas não mais do que isso, o que não quer dizer que seja para pôr de parte.

Comentários