Outra vez o VAR

Depois dos 3-0 de Rio Maior que deram origem ao habitual rasgar de vestes da parte dos adeptos mais ansiosos do mundo, o Sporting ganhou à Fiorentina e pela primeira vez nesta pré-época não sofreu golos, curiosamente num jogo onde Jorge Jesus só teve um central disponível, uma situação que foi resolvida com uma bela exibição de William Carvalho, que ao contrário do que é costume regressou das férias em muito boa forma e por Tobias Figueiredo que depois daquele erro com o Mónaco, está a ser alvo de uma marcação cerrada que o parece deixar um pouco nervoso.

Tirando o caso dos centrais, Jorge Jesus escalou inicialmente aqueles que são nesta altura os jogadores melhor colocados para formarem o onze base nos primeiros jogos oficiais, isto porque para já Daniel Podence dá 10-0 em Alan Ruiz e Bruno Fernandes vai mostrando que pode render um Adrien Silva ainda a gasóleo.

Finalmente gostei de Cristiano Piccini e principalmente de Rodrigo Battaglia que foi um autêntico toiro durante todo o jogo, embora não vá ter muitas hipóteses de jogar a trinco se William Carvalho ficar, mas este argentino até me parece mais talhado para actuar na chamada posição 8, pelo que cada vez mais me convenço de que se tiver de sair alguém que saia o Capitão, até porque ele já deu sinais de que essa é a sua vontade.

Depois de uma hora de jogo Jorge Jesus fez 6 substituições e naturalmente que o rendimento da equipa baixou, pois dos que entraram apenas Jonathan Silva conseguiu manter o nível, neste caso em relação a Fábio Coentrão, que também já esteve em bom plano.

Quem também voltou a estar em destaque foi o VAR, sem o qual aquele golo de Bas Dost tinha sido anulado. Este é um processo irreversível por muito que eles estrebuchem. Agora só falta vê-los exultar no dia em que o VAR corrigir um erro que favoreceria o Sporting. Mas havemos de lá chegar e cá estaremos para aplaudir.

Quanto ao jogo, há que dizer que se perder por 3-0 com o Guimarães num dia dedicado às invenções de Jesus, não era motivo para tanto barulho, ganhar à Fiorentina também não será caso para grande espalhafato, mesmo que a equipa já tenha mostrado alguma solidez defensiva, de tal forma que os italianos só tiveram uma verdadeira oportunidade de golo, enquanto o Sporting jogando com o seu onze inicial criou umas três ou quatro ocasiões, embora com Seydou Doumbia na frente a equipa nunca tenha sido capaz de aproveitar a velocidade do avançado africano, que também parece ainda não ter percebido o que Jorge Jesus quer dele.

E pronto, domingo começa a festa e a pré-eliminatória da Liga dos Campeões será já a seguir, vamos ver até onde pode ir este Sporting, mas com calma e sem paranóias nem euforias.

Comentários