Acabou o estágio


O Sporting perdeu por 2-1 com o OM no último jogo do estágio na Suíça, que Jorge Jesus aproveitou para prosseguir com as suas experiências, optando desta vez por um 4x4x2 com um meio campo em linha, onde Bruno Fernandes não pareceu muito confortável no papel que há duas temporadas atrás foi atribuído a João Mário, mas o principal problema neste sector é a enorme qualidade dos ausentes, que não se sabe se vão voltar, ou se serão vendidos.

Assim tivemos um Sporting muito chocho que só acordou depois da entrada de Matheus Pereira e principalmente de Daniel Podence, que agita sempre o jogo com a sua irreverência e vontade de fazer, mesmo que às vezes as coisas não lhe saiam muito bem, numa linha da frente onde Jorge Jesus  parece não querer mexer, apesar da contratação de Seydou Doumbia.

Vá lá que desta vez não tivemos que levar com o Azbe Jug, nem com o André Geraldes e o jovem Pedro Silva mostrou o que eu já tinha visto em vários jogos da Equipa B, trata-se de um guarda-redes com futuro, o que para Jorge Jesus parece ter sido uma surpresa, pelo que depreendo que ele não liga mesmo nenhuma ao que se passa ali ao lado. De resto só assim é que se percebe que ele não coloque a possibilidade de Francisco Geraldes jogar na posição 8.

Jesus também elogiou Tobias Figueiredo que voltou a responder bem à oportunidade que o treinador lhe deu, de tal forma que não tenho dúvidas em afirmar que foi ele o melhor central do Sporting nestes jogos de preparação, onde Sebastián Coates apareceu muito "perro" enquanto Jérémy Mathieu tem todos os requisitos para ser um flop. 34 anos, oriundo de um grande clube europeu, já sem grandes objectivos para além de vir gozar uma pré-reforma dourada.

Outro que recebeu os elogios de Jorge Jesus foi Cristiano Piccini e eu sinceramente não sei onde é que o treinador leonino o viu fazer "um jogo soberbo" e sem querer ser precipitado ou injusto, parece-me que 3 milhões por um jogador que nada acrescenta em relação ao titular da época passada, que agora está na lista dos dispensáveis, é no mínimo estranho, a não ser que o problema de Ezequiel Schelotto seja outro, conforme já foi por aí ventilado.

E pronto esta fase está concluída, Jorge Jesus já terá tirado as suas conclusões restando algumas dúvidas sobre quem vai ser emprestado ou vendido, mas parece-me que Tobias Figueiredo e Daniel Podence asseguraram um lugar no grupo, enquanto Iuri Medeiros e Matheus Pereira também marcaram pontos, mas podem ser prejudicados pela forte concorrência  pelos lugares da frente.

Dos 28 que terminaram o estágio há pelo menos 5 ou 6 para riscar e enquanto não se sabe se algum dos internacionais vai ser vendido, o lado direito da defesa parece ser o lugar mais fraco na equipa, mas infelizmente ainda temos mais de um mês com o mercado aberto.

Até sábado seguramente que teremos algumas confirmações e a partir daqui Jorge Jesus vai certamente acelerar na definição da sua equipa.

Comentários