Conversas com lixo

Um blog associado à cartilha da máquina de propaganda benfiquista publicou na integra uma conversa ao pequeno almoço entre Bruno de Carvalho e um grupo de 15 ou 16 jornalistas, que durou nada mais nada menos do que 3 horas e 5 minutos e onde também estiveram presentes 2 funcionários do Sporting.

Tratou-se de um encontro promovido pelo Presidente leonino, aparentemente para estreitar relações e passar alguma informação, e já não era a primeira vez que tal acontecia, pois logo no início Bruno de Carvalho pergunta se está ali alguém de novo, pela primeira vez, e como lhe respondem que não, ele remata com:

"então pronto é o costume, tudo em off e é à vontade do freguês, posso é responder, ou não".

Ou seja, não estavam autorizadas gravações, embora naturalmente pudessem publicar aquilo que achassem relevante, como de facto o fizeram nos dias seguintes, mas sem citar o Presidente do Sporting. No entanto um jornaleiro dos presentes, e de forma premeditada, resolveu gravar tudo para depois pôr o material nas mãos dos donos do atrás referido blog, não se sabe se por amor à camisola, ou se a troco de uns bons cobres.

E agora vocês perguntam: o que teria a referida conversa de tão interessante para despertar tais apetites? Aparentemente não tinha grande coisa para além de um ror de palavrões incessantemente repetidos, daí que à excepção da cmtv (quem mais poderia ser?) ninguém ligou quase nenhuma ao assunto.

Logo no dia da publicação, o referido canal emitiu vários excertos da conversa e de lá para cá não há dia em que não dedique uma horita à discussão do assunto. Perante tanto barulho resolvi perder 3 horas para ouvir a tal gravação na integra e no fim tive de concluir que os comentadores de serviço se dividem em dois grupos: os que não fizeram o trabalho de casa e não sabem bem do que estão a falar e os cartilheiros que naturalmente debitam o sermão encomendado.

Espremendo tudo o que Bruno de Carvalho disse naquelas 3 horas, só tenho um critica a fazer-lhe no que diz respeito à Gala. É inadmissível que ele diga que se o casamento e a Gala fossem no mesmo dia ninguém ia estar presente na segunda, ou que foi ele quem idealizou o evento e portanto é ele quem decide a data da Gala. Ponto. Neste caso Bruno de Carvalho ficou muito mal na fotografia até porque se o ano tem 365 dias, porquê marcar a data do casamento precisamente para o dia do aniversário do Sporting Clube de Portugal? É certo que os sportinguistas não tem nada a ver com a vida particular do seu Presidente, mas a partir do momento que ele mexe na vida do Clube em função da sua, sujeita-se a levar com eles.

Há ainda outro reparo que tenho a fazer. Durante a conversa o Presidente queixou-se e acusou e com toda a razão, a imprensa de dualidade no tratamento dado ao Sporting e a ele mesmo, comparando com o que é dado aos clubes rivais e aos seus presidentes. Ou seja Bruno de Carvalho sabia perfeitamente com quem estava a lidar e até apontou o dedo ao cm e ao jogo, mas mesmo assim não só convidou aquela rapaziada toda, como se pôs a jeito tratando-os como se trata um grupo de amigos lá em casa. Nem sequer vou pôr em causa o interesse daquele convívio, que na minha opinião é muito duvidoso, mas se ele achou o contrário tem toda a legitimidade para isso, mas tinha obrigatoriamente de ter tido mais cuidado com o que dizia, e até na forma como o fazia, ou não estivesse ele farto de levar na cabeça deles.

O resto é o que se sabe. A cmtv tratou logo de manipular o que foi dito, colocando títulos como "Bruno ataca o FCP" quando ele apenas questionou e com muito a propósito, o facto de o apelidarem como o Presidente do tetra do Benfica, mas nunca ninguém o ter ligado ao apagão do Porto. Ou "Bruno chama marreco a Castaignos" quando ele até tentou defender o jogador e o que disse foi qualquer coisa como:

"um gajo que vem uma data de épocas a marcar 15 golos, foi o quê? Sorte? É um marreco teve foi uma sorte do c. Ainda por cima eram golos daqueles fáceis à brava. É ver. Este sim era um jogador identificado. Daqui a dois anos falamos sobre ele". 

Perante isto acho que está tudo dito sobre a cmtv. Um lixo.

Há um outro pormenor importante, quando o questionaram sobre se ia convidar Vicente Moura para a inauguração do Pavilhão, ele hesitou um pouco e depois disse:

"para eu responder a isto vocês tem que me dizer que ninguém vai escrever nada sobre isso" 

e perante um ok avançou com algumas considerações que pouco interessam para aqui, até porque não eram para ser públicas, mas isto demonstra bem qual era o espírito que presidia àquela reunião e o baixo nível do jornaleiro que fez a gravação. Outro lixo.

Outra coisa que convinha esmiuçar são os objectivos daquela gravação que obviamente passam por uma clara intenção de tramar Bruno de Carvalho. E quem é e porque é que o quer tramar? A resposta foi dada pelos cartilheiros que pegaram logo naquilo para repetirem pela milésima vez que Bruno de Carvalho não é digno nem tem perfil, nem condições para ser Presidente do Sporting. Houve mesmo quem quase exigisse a sua demissão. Acho que está tudo dito. Eles querem mandar em tudo, até nos clubes rivais. Mais lixo.

Tudo isto porque Bruno de Carvalho se acha o maior do mundo e arredores, diz muitos palavrões, dá beijos à noiva no camarote e pelo meio vai defendendo o Sporting com unhas, dentes e tudo o que lhe vem à mão com que lhes vai atirando pedras. Imagino o que diriam dele se levasse alternadeiras para a tribuna, fosse apanhado a distribuir café com leite aos árbitros, fosse condenado por mandar roubar um camião, encomendasse uma cartilha insultuosa para os clubes e dirigentes rivais, escolhesse os padres para as suas missas, ou até tivesse arranjado um lugar no clube para o seu motorista e que este aproveitasse o estádio e as viaturas do clube para fazer tráfico de droga. Isto já não é lixo, é uma estrumeira, daquelas a céu aberto que enjoam à distância.



Comentários