Condenados a entenderem-se


Em Março de 2017 Jorge Jesus aceitou integrar a comissão de honra da candidatura de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting, sendo um trunfo importante na campanha eleitoral que levou à reeleição do Presidente leonino para mais um mandato de 4 anos.

Nessa altura a equipa de futebol caminhava relativamente tranquila, depois do desastre que a tinha deixado sem nada para ganhar quando ainda estávamos em Janeiro. Dois meses depois parece que bastou uma exibição miserável e a respectiva derrota em casa com o Belenenses, num jogo que já quase nem contava para o totobola, para que tudo fosse colocado em causa.

Consta que Jorge Jesus não terá gostado da reprimenda pública do Presidente, logo após o referido jogo que este classificou de deprimente, enquanto o treinador se queixava das segundas e terceiras escolhas do seu plantel, isto depois de no congresso "The Future of Football" o técnico leonino ter deixado uma espécie de recado, quando defendeu que devem ser os treinadores a determinar a política de contratações.

É verdade que esta época as coisas correram muito mal, de tal forma que em Janeiro o Presidente do Sporting resolveu cortar nas gorduras de um plantel que tinha o dedo guloso de Jorge Jesus, a quem ele tinha dado quase todos os poderes em matéria de contratações, invertendo totalmente o procedimento que tivera com Marco Silva, com os resultados que se conhecem.

Do 8 tinha-se passado para o 80, mas se alguma coisa de positivo se poderia tirar desta decepcionante temporada, seria a possibilidade de se encontrar o meio termo, embora as personalidades do Presidente e do treinador do Sporting não ajudem muito.

Estes episódios cheiram por todos os lados à reposição do filme "Marco Silva", um treinador que também tinha um contrato de 3 anos e que também não terá gostado da reprimenda pública do Presidente depois de um desastre em Guimarães e que também queria ter uma palavra na politica de contratações da SAD, enquanto o Presidente lhe apontava os jogadores da Equipa B. Só faltou aparecer o zé dos tachos a mandar recados.

Tal como nessa altura em que o Presidente do Sporting teve de interromper o seu Natal para vir garantir que não havia crise nenhuma e que Marco Silva continuava a ser o seu treinador, agora Bruno de Carvalho utilizou o facebook para mais uma vez fazer lembrar o seu tio avô, afirmando que é só fumaça e que continua a contar com Jorge Jesus.

Costuma-se dizer que não há fumo sem fogo, mas o que eu espero sinceramente é que o Presidente do Sporting tenha aprendido com os erros do passado, pois não faz sentido que uma derrota, por mais estapafúrdia que tenha sido, ponha tudo em causa.

De qualquer forma espero que desta vez não sejam precisas cartas abertas, bloguers e opinadores, para que o Presidente do Sporting siga o seu caminho e encontre o sucesso que todos os sportinguistas anseiam, o que na minha opinião pode e deve ser com este treinador. Portanto eles que se entendam.

No entanto já há algum tempo que Jorge Jesus deixou de ser consensual entre os sportinguistas que nesta altura estão muito divididos, até porque o treinador põe-se a jeito vezes de mais. Mas eu que sempre defendi um treinador pelo menos a médio prazo, a quem sejam dadas condições para construir uma equipa capaz de ganhar mais do que ocasionalmente, continuo a acreditar em Jorge Jesus.

Resta saber se ele vai aceitar a exigência de ser campeão já na próxima época, sem entrar nos excessos do costume em termos de contratações e se o Presidente vai ser capaz de travar essas exigências sem se armar em olheiro mor.

E pronto, estão reunidos todos os condimentos desejados para mais um episódio da saga do costume, algo que naturalmente faz as delicias da máquina de comunicação do estado lampionico que imediatamente entrou em acção.

Por muito estranho que pareça, desde que  Jorge Jesus foi para o Benfica não há final de época em que não se fale da possibilidade dele se mudar para o FC Porto, um cenário que sempre causou um certo pânico para os lados do Estádio da Luz, o que valeu ao actual treinador do Sporting significativos ganhos na sua  folha salarial.

A história repetiu-se na temporada passada e logo Bruno de Carvalho se apressou a renovar o contrato com o seu treinador e pelo que se diz melhorando-lhe as condições. É claro que perante o cenário actual já entrámos no vira o disco e toca o mesmo.

Para já Bruno de Carvalho fez o que tinha a fazer pondo alguma água na fervura, vamos a ver se Jorge Jesus também acha que eles estão condenados a entenderem-se, ou se resolve bater o pé.

Comentários