Adeus Bota de Ouro

Depois de duas derrotas onde a equipa deixou cair o único objectivo que lhe restava, que era a possibilidade de ajudar Bas Dost a ganhar a Bota de Ouro, o Sporting despediu-se do campeonato com meia hora de bom futebol, em que mais uma vez ficou demonstrado que teria sido possível fazer muito mais esta época, se a equipa não se tivesse deixado abater perante as contrariedades com que se foi deparando.

Em 15 minutos Bas Dost fez mais 2 golos para a sua conta pessoal e durante alguns momentos Messi pareceu estar ao alcance do goleador holandês, mas no fim pode-se concluir que se não fossem aqueles dois últimos jogos inexplicáveis, o ponta de lança leonino bem poderia ter marcado mais 3 golinhos.

Com 3-0 ao intervalo e com Messi a manter os 4 golos de vantagem sobre Bas Dost, restavam 45 minutos em que se esperava que Jorge Jesus depois de premiar com a titularidade jogadores como Beto e Ricardo Esgaio, para além de insistir em Matheus Pereira, pudesse também dar uma oportunidade a Francisco Geraldes e a Gelson Dala.

Assim não percebi porque é que Bruno César foi o primeiro a entrar, numa altura em que já estava tudo em traje de férias. Nada contra o brasileiro que é um excelente profissional, mas se o treinador nem nas referidas circunstâncias dá prioridade ao "Chico", então é porque ele não está mesmo a contar com o miúdo.

Pior do que isso foi meter o Gelson Dala aos 90 minutos. O rapaz não só não tocou na bola, como nem sequer passou perto dela. No fim Jorge Jesus disse que tinha tido medo de metê-lo mais cedo porque ele não estava rotinado com a equipa e não conhecia os posicionamentos nos lances de bola parada. Eu cá por mim acho que o Luc Castaignos também nunca percebeu nada dessas coisas e mesmo assim calçou 13 vezes, por isso não era em 20 ou 30 minutos que o angolano ia conseguir fazer pior do que o holandês.

Enfim, ficou a promessa de que para a próxima época ele terá as suas oportunidades, esperemos que não descubram outra esperança falhada qualquer, para tapar o lugar a quem tem trabalhado para merecer uma oportunidade.

Finalmente uma palavra para a arbitragem. Nos últimos três jogos o Sporting foi premiado com três artistas do apito, daqueles que até conseguem complicar aquilo que é simples, mas este nem as regras conhece e ontem resolveu inventar uma nova. Não percebi é se foi o Adrien Silva que lhe ensinou onde é que o livre deveria ser repetido, ou se foi algum dos outros três artistas que estavam em campo. Como é que gajos destes chegam ao primeiro escalão e por lá continuam a dar barraca atrás de barraca. Assim nem com o VAR.

Comentários