Bastaram 15 minutos


O Sporting atravessa o melhor momento da época, decorrente de uma serie de bons resultados que trouxeram tranquilidade à equipa, que até já é capaz de abrilhantar as suas vitória com a nota artística de que Jorge Jesus tanto gosta.

Depois dos 4-0 ao Boavista a deslocação a Setúbal era um teste interessante a essa evolução exibicional dos Leões, e o Vitória confirmou-se como um adversário complicado, que até se conseguiu bater bem durante a 1ª parte, dividindo o jogo a espaços, embora sem criar muito perigo junto à baliza de Rui Patrício, pois as melhorias no processo defensivo do Sporting são evidentes, isto apesar de Rúben Semedo e Marvin Zeegelaar terem uma certa tendência para complicar.

Mais perigoso, mas sem ser avassalador ou brilhante, o Sporting abriu o marcador aproveitando uma oferta com a marca do Seixal e assim chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, depois de 45 minutos que não entusiasmaram ninguém.

Não sei o que é que aconteceu durante o intervalo, mas na 2ª parte o Sporting apareceu completamente transfigurado e em apenas 15 minutos arrumou a questão, para depois deixar andar o relógio até ao fim, gerindo sem dificuldades uma confortável vantagem de três golos.

Tal como se esperava Adrien Silva regressou à titularidade, mas como é evidente ainda está sem andamento. Fez o jogo todo para ganhar ritmo e agora esperemos que sábado já possa reinar naquele meio campo.

De resto tivemos menos Alan Ruiz, apesar do magnifico passe para o 3-0. O problema deste argentino é uma certa inconstância do seu jogo, às vezes parece que não está lá. Pelo contrário Bruno César está sempre pronto para ajudar seja na defesa, no meio, ou na frente, à direita, ou à esquerda, vai daí que Bryan Ruiz ficou no banco. Não tive saudades.

Bas Dost voltou a marcar e até poderia ter marcado mais, enquanto Gelson Martins regressou à equipa e continuou a ser um dos melhores, até que Jorge Jesus o resolveu poupar, não fosse o árbitro lembrar-se de também o tirar do "derby".

E por falar nisso, Marvin Zeegelaar está fora, depois de ter visto um amarelo à portuguesa, quase a pedido do narrador da Sport TV. O jogo nem foi complicado, mas este Pinheiro fartou-se de apitar e mostrou ser um arbitro de gatilho fácil na hora de puxar os cartões. Para além disso na dúvida, marcou fora da área aquela falta sobre Gelson Martins. Ali o VAR tinha dado um jeitão.

Com Marvin Zeegelaar de fora e Ricardo Esgaio a aquecer, estava à espera que fosse o Ezequiel Schelotto a sair, pois ele também já tinha amarelo e, assim Jorge Jesus arriscava-se a ficar sem os dois laterais para o "derby", mas talvez o treinador leonino tenha ouvido os prantos do narrador, perante mais uma faltinha do lateral esquerdo holandês, preferindo poupá-lo a ele.

No fim não houve espaço para grandes discussões, embora um tal de Costinha se tenha referido ao canto do qual resultou o segundo golo do Sporting, como "duvidoso". Provavelmente achou que o Bruno Varela teve duvidas entre deixar logo a bola entrar, ou defendê-la com os pés para além da linha final. Há com cada um!

Agora venha o Benfica e, se o Braga não ganhar hoje, parece-me que eles vão entrar em Alvalade como quem entra no corredor da morte, sabendo que ela é fatal como o destino. A não ser que mandem para lá uma daquelas encomendas do costume. Mas venham eles!




Comentários