Sempre a arbitragem

O campeonato está ao rubro e como não poderia deixar de ser a arbitragem está debaixo do fogo, o que nem é de estranhar porque desde que eu me lembro sempre foi assim, embora alguns idiotas tenham tentado fazer passar a ideia de que as criticas a este sector tinham sido inventadas por Bruno de Carvalho, esse malandro pai de todas as guerras do futebol português.

Não foi há muito tempo atrás que Pinto da Costa afirmou que só os burros é que falavam de arbitragem, mas isso foi na altura em que ele era o dono disto tudo, enquanto o Benfica e o Sporting se entretinham a falar do "apito dourado". Depois de 3 anos a chupar no dedo o velho "papa" como não é burro zurrou baixinho e mandou os super morcões dar uns coices por ele. Parece que surtiu algum efeito.

Entretanto o Vieira tinha conseguido as boas graças de Vítor Pereira e entrámos no tempo do "colinho" e dos "vouchers", mas o ponta de lança do Benfica na arbitragem foi posto a andar e esta época as nomeações já não são a pedido, pois o novo presidente do CA embora não seja sócio do Sporting, tem um filho que joga lá, o que parece que ainda é pior. Tudo indica que os árbitros também deixaram de receber aqueles telefonemas que Marco Ferreira denunciou quando foi arrumado por não ter tido os cuidados neles recomendados pelo seu chefe.

Os árbitros é que continuam a ser os mesmos, muitos deles são uma desgraça e todos estão sujeitos aos erros, mas deixou de ser sempre para o mesmo lado e nesta época o Benfica também já teve as suas razões de queixa. Alguém acredita que na época passada aquele penalti em Setúbal tinha ficado por assinalar? Ou que o Boavista marcava 3 golos duvidosos na Luz? Com o bom Vítor Pereira a esta hora o campeonato já estaria mais do que ganho. Ou se estaria!

Rasgam-se as vestes, agitam-se as bandeiras da indignação porque o campeonato que parecia estar no papo, agora parece estar a fugir entre os dedos dos pés de quem não estava habituado a sofrer estes contratempos e, de repente descobre-se que o futebol português anda à deriva.

Entretanto o campeonato pára, para que Portugal entre em campo e enquanto a sempre servil comunicação social se entretém com a campanha "Pizzi à Selecção", numa altura em que já ninguém se lembra de um tal de Renato Sanches, o último grito do Seixal que também já teve direito à mesma cantilhena e nem sequer do outro prodígio que desde que foi para Paris já nem serve para os sub-21, Rui Jorge e o engenheiro querem ganhar por isso recorrem ao produto feito na Academia de Alcochete. Ontem foram 8 "aurélios" e hoje outros tantos, 7 dos quais como titulares, com Cristiano Ronaldo a arrasar outra vez, enquanto eles engolem em seco e nós aguardamos ansiosamente que nos expliquem como se vendem "chalanas" a 15 milhões cada um. É cada uma!

Pelo meio discute-se a ausência do Benfica na gala das "Quinas de Ouro" e a presença do "macaco" na Luz , isto enquanto no Estoril decorre o Football Talks, onde se fala do VAR (sigla para Video Assistant Refeee), mas isso não interessa para nada, há 4 anos atrás até tentaram ridicularizar Bruno de Carvalho por este se ter atrevido a falar do video árbitro, essa coisa impensável que o International Board nunca iria permitir e em que apenas um lunático como o Presidente do Sporting poderia acreditar. Mas já falta pouco e por isso eles babam-se de medo.


Comentários