Chico Geraldes


No final do jogo com o Rio Ave, Jorge Jesus mostrou algum incomodo quando lhe perguntaram por Francisco Geraldes e respondeu de uma forma que na altura eu considerei preocupante, quando afirmou que o Chico podia contar como segundo avançado, ou mesmo ala, mas não era uma alternativa para a posição 8 deixada em aberto pela lesão de Adrien Silva, onde segundo ele seria uma adaptação, acrescentando que se fosse para isso até o podia adaptar a central. 

Se calhar sou eu que não percebo nada de futebol, mas a mim parece-me que o Chico é bom é no meio campo, precisamente no lugar do Adrien Silva, aliás, fora aí que ele tinha jogado, e muito bem, pela Equipa B, na 4ª feira anterior as estas declarações do treinador leonino, e  foi aí que ele jogou quase sempre na sua formação, embora também actuasse muitas vezes como 10, no 4x3x3 habitual nas equipas do Sporting nesses escalões, à semelhança do que aconteceu esta época no Moreirense, que também jogava assim. 

No entanto com Jorge Jesus o Sporting joga em 4x4x2, portanto não há 10 e como segundo avançado não estou a ver que o Geraldes possa ter sucesso. Portanto vejo-o essencialmente como um 8, é verdade que menos agressivo do que Adrien Silva, mas isso não me parece ser um problema inultrapassável, principalmente com um treinador tão bom a ensinar os segredos do futebol, como é o caso de Jorge Jesus.

Ou muito me engano, ou para o treinador, Francisco Geraldes não conta para o totobola, pelo que a ser assim mais valia ter ficado onde estava e, dá a ideia que o seu regresso foi mais imposto do que propriamente pedido pelo treinador, que já mandou alguns recados ao Presidente, afirmando que jogar com muitos jogadores da formação tinha custos, ou com aquela história dos passos atrás.

Na conferência de imprensa de ontem o assunto voltou à baila, devido ao castigo de Bruno César, com Jorge Jesus a explicar que na opinião dele Francisco Geraldes não tem características físicas nem cultura táctica para ocupar o lugar de Adrien Silva, acrescentando que o vê mais como um João Mário, que na época passada actuava descaído para a direita, embora não sendo propriamente um extremo.

Aí sim já compreendo e aceito a ideia do treinador, mas com Gelson Martins na condição de jogador mais influente e valioso da equipa, não estou a ver que Francisco Geraldes vá ter muitas hipoteses de jogar no lado direito.

Parece-me evidente que em Janeiro na sequência dos maus resultados da equipa, Bruno de Carvalho impôs e muito bem, o emagrecimento do plantel, coisa de que Jorge Jesus não terá gostado muito, principalmente se lhe impuseram também alguns jogadores que ele não terá escolhido, como parece ter sido o caso de Francisco Geraldes.

As eleições serviram para acalmar as águas, mas o tempo dos plenos poderes de Jorge Jesus no futebol do Sporting pode ter acabado, vamos a ver como é que ele convive com essa nova realidade e até que ponto é que Bruno de Carvalho aprendeu com a triste novela Marco Silva.

Comentários