Bas(ta) Dost

O Sporting ganhou por 2-0 ao Nacional com mais dois golos de Bas Dost e foi só isso o que se aproveitou de um jogo onde Jorge Jesus voltou a mexer muito no onze, resultando daí uma equipa desconjuntada e uma exibição muito pobre, que chegou a merecer os assobios das bancada de Alvalade, outra vez com mais de 40 mil espectadores.

O treinador leonino resolveu premiar a excelente 2ª parte que Matheus Pereira fez em Tondela e manteve-o na equipa titular, mas desta vez o brasileiro não correspondeu. Não falta talento a este miúdo, mas o seu jogo é muito irregular e pouco consistente.

Cumprido o castigo, Alan Ruiz regressou ao onze e no final do jogo Jorge Jesus afirmou que a equipa piorou depois da saída do argentino. Um manifesto exagero. Alan Ruiz foi dos piores em campo e fartou-se de falhar passes. É um jogador que às vezes mete nervos e que dá sempre a sensação de que podia fazer muito mais.

Eu diria antes que a equipa não melhorou nada com as entradas de Bruno César e de Daniel Podence. Esperava-se que estes dois jogadores trouxessem mais intensidade e velocidade ao jogo, mas não foi isso que aconteceu, o que não quer dizer que as coisas tenham piorado. Ficou mais ou menos tudo na mesma e nem os espaços nas costas de um Nacional mais subido, a equipa foi capaz de aproveitar.

Outra alteração promovida por Jorge Jesus foi o regresso à titularidade de Rúben Semedo em detrimento de Paulo Oliveira, uma injustiça para este último que tem cumprido, mas já se viu que Jesus prefere o outro.

Para a posição 8 Jorge Jesus resolveu manter a aposta em Bryan Ruiz, mas o mais estranho foi ele ter afirmado no fim do jogo que tinha gostado mais da actuação do costariquenho em Tondela. Para mim até foi ao contrário. Bryan Ruiz não sabe jogar mal e até trás verticalidade ao jogo naquela posição, o pior é quando é preciso empurrar a equipa para a frente e correr atrás da bola. Sábado Ruiz pareceu-me um pouco mais confortável no lugar, mas de uma forma ou de outra, contra equipas como o Tondela e o Nacional, esta solução foi mais do que suficiente, duvido é que resulte frente a adversários mais fortes.

No fim foi uma das exibições mais pobres do Sporting esta época, numa altura em que se torna difícil manter os jogadores motivados, embora se calhar esta minha avaliação possa ter sido influenciada pelo facto de eu estar de barriga cheia, depois de ter visto um magnifico jogo como foi o Atlético de Bilbau-Real Madrid. Que diferença!

Comentários