Bardamerda

Bruno de Carvalho ganhou as eleições por goleada conforme tinha pedido aos sportinguistas, que responderam com um numero recorde de votantes, quase 19 mil.

Visivelmente satisfeito com a sua expressiva vitória, o Presidente entusiasmou-se e na hora do discurso derrapou para os seus já habituais excessos, com uma expressão de gosto muito duvidoso e até desajustada em relação ao momento de festa que se vivia.

Mas pronto, o homem é assim e não há nada a fazer. Eu não gosto do estilo, mas já me habituei e por outro lado tenho de reconhecer que é preciso ter paciência de santo para aturar certas coisas e que há muito tempo que o Sporting precisava de um líder que não tivesse medo. Ele às vezes exagera, mas também já sabemos que com paninhos quentes não vamos a lado nenhum neste mundo sujo do futebol.

A noite já ia longa e quando eu ouvi aquilo no discurso de consagração, percebi logo o que é que vinha a seguir: horas e horas em todos os jornais e TV's deste país e por essa internet fora, a discutir o bardamerda, como se aquilo tivesse sido uma declaração com algum interesse ou importância, mas já nada me espanta, pois um dia destes ao passar pela cmtv, estavam dois marmanjos e duas marmanjas a discutir o facto de Cristiano Ronaldo ter passado um sinal vermelho quando saia do Estádio do Bernabeu, aparentemente com a conivência da polícia que estava no local. Enfim.

De imediato a máquina de comunicação afecta ao estado lampiónico aproveitou a derrapagem de Bruno de Carvalho, e entrou em acção, tendo logo o cuidado de isolar a parte do bardamerda do contexto em que tinha sido proferida, o que se pode ver no vídeo que se segue, onde se percebe claramente que o Presidente do Sporting se estava a referir aos comentadores.
É claro que textualmente o que ele disse foi "bardamenda para todos aqueles que não são do Sporting Clube de Portugal", mas já sabemos que  Bruno de Carvalho não é propriamente muito hábil e cuidadoso na hora de botar palavra, pelo que resvala frequentemente para o disparate. Ou seja põe-se a jeito e eles não perdoam.

Parece-me pois óbvio que o que aconteceu foi que o homem embalou no entusiasmo do improviso, pelo que as suas palavras não devem ser lidas à letra, o que não invalida que na minha opinião tenham sido excessivas e de gosto duvidoso, até porque penso que o Presidente do Sporting não tem nada que responder aos comentadores. Mas ele não resiste e vai a todas, está-lhe no sangue.

Curioso é que quando a três dias das eleições, Bruno de Carvalho fez as declarações sublinhadas a verde que podem ler na página do Record que coloco a seguir, toda a gente assobiou para o lado e fingiu não ter dado por nada.




A pergunta que me ocorre de imediato é: o que será mais grave, o Presidente do Sporting mandar bardamerda todos os que não são do Clube, ou insinuar que o seu homólogo do Benfica fez vista grossa a uma rede de tráfico de droga que operava em pleno Estádio da Luz? A resposta parece-me óbvia e leva-me a outra pergunta: porque será que os senhores comentadores e jornaleiros deste país não se atrevem a mexer neste assunto?

Imaginem que aquilo se tinha passado em Alvalade com um empregado do Presidente do Sporting elevado à categoria de Director no Clube. Ui! Não descansavam enquanto não o metessem na cadeia e iam ser horas e horas em todos os jornais e TV's deste país e por essa internet fora, a discutir o assunto.

Voltando ao coro de virgens ofendidas que mostraram a sua indignação por causa do bardamerda, é também caso para dizer que até parece que foi a primeira vez que um Presidente de um grande clube português insultou os seus rivais. Mas não foi. Não será preciso recuar muito tempo para chegarmos a uma das muitas guerras entre Benfica/Vieira e FC Porto/Pinto da Costa e encontrarmos o Presidente do Benfica a ler um texto que foi pensado, escrito e lido com todo o tempo do mundo, onde chamava burros aos portistas, resultando daí uma resposta ao leitor, ou seja a Luís Filipe Vieira, pronta e na mesma moeda, num comunicado emitido no site do FC Porto, como podem ver se forem ao google e procurarem "comunicado os burros e a mudança". Basta lerem os últimos 2 pontos para perceberem porque é que também aí não tivemos horas e horas em todos os jornais e TV's deste país e por essa internet fora, a discutir o assunto, que morreu logo ali.

Para finalizar só me resta dizer: bardamerda para esta comunicação social.

Comentários