A solução Bryan Ruiz

Ao terceiro jogo sem Adrien SilvaJorge Jesus testou a terceira solução para o problema levantado pela ausência do Capitão, apostando desta vez em Bryan Ruiz. Confesso que não consigo perceber bem esta opção, principalmente vinda de quem diz que Francisco Geraldes não tem características para o lugar.

Enquanto jogou na posição 8, Bryan Ruiz foi como um peixe fora de água e, o golo do Tondela nasce de uma perda de bola dele, própria de um jogador que está habituado a pisar terrenos mais avançados, onde se podem correr mais riscos. No resto o costariquenho é um jogador inteligente e muito experiente, pelo que tentou jogar simples, mas falta-lhe agressividade e dinâmica para aquele lugar. Com um adversário modesto como o Tondela chegou e sobrou, mas não me parece que seja para repetir.

Quanto ao jogo, valeu essencialmente pelo facto de Jorge Jesus ter aproveitado para lançar os miúdos, com Daniel Podence a dar-me razão outra vez. É verdade que ele falha alguns passes, mas arrisca, não tem medo, joga muitas vezes de primeira, não pára quieto e acima de tudo joga sempre numa velocidade acima dos outros todos. Este não engana e na minha opinião é ali atrás do ponta de lança que ele mais pode render mais. Tiro o chapéu Jorge Jesus por ter percebido isso.

Tecnicamente Matheus Pereira é um caso serio, mas falta intensidade ao seu jogo. Ontem entrou com medo, mas foi ganhando confiança e acabou bem, com Jorge Jesus a pedir-lhe para fazer aquilo que faz nos treinos, onde certamente parte a loiça toda. Se conseguir concentrar-se no jogo e acreditar mais em si, também pode dar jogador.

Francisco Geraldes estreou-se finalmente. Foram apenas 7 minutos em campo, onde tudo o que fez foi bem feito e até ganhou um penalti, jogando perto do ponta de lança, um lugar que me parece não ser o melhor para ele. É esperar para ver mais. Aposto que fazia a posição 8 melhor do que Bryan Ruiz, mas teimoso como é o Jorge Jesus, duvido que venha a ter uma oportunidade nesse lugar.

De resto apenas uma nota para os 4 golos que Bas Dost fez ao colo dos miúdos, e até poderiam ter sido 5, se ele não falha aquele penalti. Por falar em penaltis, ainda estou de boca à banda com o facto deste arbitro ter marcado 3 a favor do Sporting e não ter armado nenhuma confusão. Algo de muito estranho está a acontecer no futebol português.


Comentários

  1. 1 - Brian Ruiz até fez um bom jogo «nessa posição»

    2 - O golo do tondela «não nasce» de uma perda de bola do B. Ruiz, pois logo a seguir corou a bola para a lateral e antes de ser golo ainda a bola andou a mudar de laterais 3 ou 4 vezes antes de chegarem a golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. O Ruiz não sabe jogar mal, mas o que eu escrevi foi que ele parecia um peixe fora de água. Falta-lhe agressividade e dinâmica para a posição, ali é preciso encher o campo, empurrar o jogo para a frente e pressionar quando é necessário recuperar a bola. O que ele fez foi acampar no grande circulo optando por passes largos na maior parte das vezes. Para o Tondela chegou, mas contra um adversário mais forte não vai dar certo. Na minha opinião das três soluções ensaiadas é a pior.

      2. 52:07 Ruiz perde a bola com um passe errado para trás numa zona onde não se pode errar.
      52.30 Golo do Tondela depois da bola ter passado por 6 jogadores daquela equipa. A linha defensiva do Sporting ainda se conseguiu recolocar, mas já não tocou mais na chicha.

      Eliminar

Enviar um comentário