Pedro Madeira Rodrigues

Em primeiro lugar devo dizer que considero salutar o aparecimento de uma candidatura alternativa a Bruno de Carvalho, principalmente para que o Presidente não caia na tentação de julgar que está acima do Sporting, coisa que infelizmente já alguns sportinguistas parecem considerar.

Só é pena que provavelmente esta, ou outra candidatura, só tenha, ou teria aparecido, porque os resultados da equipa de futebol estão a ser decepcionantes e, pior do que isso, que o sucesso da mesma esteja totalmente dependente desses resultados, pelo que só uma hecatombe futebolística poderia levar o candidato da oposição à vitória.

As minhas primeiras impressões sobre Pedro Madeira Rodrigues foram positivas. Um homem que deixa para trás uma carreira profissional aparentemente estável, para se meter numa aventura destas, só pode ser maluco pelo Sporting, para além de seguramente dever estar muito bem de vida. Depois revelou um grande à vontade na comunicação e pelo menos inicialmente, uma postura positiva, coisa que julgo agradar à maioria dos Sportinguistas.

No entanto a tarefa de ser oposição a Bruno de Carvalho não é fácil e Pedro Madeira Rodrigues partindo com a enorme desvantagem de ser um desconhecido, começou rapidamente a cometer erros, até se espalhar por completo na questão do treinador.

Primeiro quis ser lobo sem lhe vestir a pela, ou seja, sabendo-se que a verdadeira oposição a Bruno de Carvalho reside num grupo de pessoas ligadas, directa ou indirectamente, ao período da vida do Sporting que ficou conhecido como o Projecto Roquete, Pedro Madeira Rodrigues tentou de alguma forma demarcar-se delas, não deixando no entanto, de aqui ou ali, elogiar alguns dirigentes do passado recente, indo ao ponto de lhes dar méritos em questões como a reestruturação financeira e heresia das heresias, a construção do Pavilhão João Rocha. As fracturas do passado recente estão ainda bem vivas e é impossível agradar a uns e ao mesmo tempo piscar o olho aos outros.

Curiosamente quem melhor pareceu perceber isto foi o mandatário da candidatura da oposição, que numa intervenção por quase todos considerada desastrada, por ter elogiado o Presidente do Sporting, referiu-se a Pedro Madeira Rodrigues como um Bruno de Carvalho para o melhor, ressalvando as diferenças de estilo, e é aí que o actual líder leonino é menos consensual, ou seja é praticamente só por aí que se pode pegar com algum fundamento.

Completamente desastrada foi a reacção de Pedro Madeira Rodrigues à autêntica armadilha que Bruno de Carvalho lhe estendeu ao colocar o nome de Jorge Jesus na sua infindável Comissão de Honra. O candidato alternativo reagiu a quente e precipitadamente, ficando com dois problemas gigantescos para resolver: Como se ver livre do actual treinador cujo despedimento iria custar muitos milhões ao Sporting e onde desencantar de imediato um substituto ao nível de Jorge Jesus, sabendo-se que nesta altura poucos serão os bons treinadores disponíveis, não só em termos de compromissos, como também para se sujeitarem a serem bandeira de um projecto que à partida não parece ter pernas para andar.

Teria sido tão fácil para Pedro Madeira Rodrigues despejar o odioso da questão em cima de Bruno de Carvalho, acusando-o e com alguma razão, de estar a usar a sua posição para se servir do nome de um alto funcionário do Sporting e ao mesmo tempo desculpabilizar o treinador, porque este obviamente não podia dizer não ao seu Presidente, evitando assim os apertos em que se viu metido. Mas não, quis cortar a pés juntos e agora ficou entalado e não tem como fugir.

O outro ponto fraco de Bruno de Carvalho é a questão do, ou dos investidores fantasmas, mas o problema aqui é que Pedro Madeira Rodrigues também não tem investidores e dificilmente os vai arranjar, portanto atacar o seu concorrente com uma mão cheia de nada, não vai resultar.

De resto no meio disto tudo pode até surgir uma ou outra ideia interessante, há sempre alguma coisa que se aproveita, mas nada que tenha grande impacto e a tentação de atirar pedras a torto e a direito em que este candidato parece estar a cair, ao ponto de desprezar bandeiras tão caras ao povo sportinguista, como o fim da postura subserviente em relação aos rivais, ou o afastamento dos comissionistas que giram à volta do futebol, só vai jogar contra ele e estragar a imagem de diferente para melhor que inicialmente tentou passar.

Assim, nesta altura eu diria que se ele tiver 10% dos votos, fez um grande resultado.


Comentários