O regresso de Rui Patrício

Há uns meses atrás o Sporting sofreu a sua primeira derrota no Campeonato, num jogo onde ao intervalo já perdia por 3-0, tendo sofrido os golos em pouco mais do que um quarto de hora. É verdade que nesse dia a equipa não estava a realizar uma grande exibição, mas o Rio Ave também não tinha feito nada de especial, no entanto naqueles 16 ou 17 minutos finais da 1ª parte, foram à baliza três vezes e marcaram três golos.

Ontem em Alvalade, na 1ª parte tivemos um Rio Ave a mandar no jogo de uma forma que eu não me lembro de ter visto nenhuma equipa das chamadas pequenas fazer, mas desta vez Rui Patrício foi aquilo que se espera de um grande guarda redes como ele é e, defendeu tudo o que havia para defender, enquanto Alan Ruiz aproveitou a única oportunidade que o Sporting teve, para fazer o seu golo da ordem.

O Sporting de facto jogou muito pouco, de tal forma que nem me lembro de Bas Dost ter feito um remate à baliza, contrariando as melhorias evidenciadas nos últimos jogos, onde ofensivamente a equipa mostrou alguns progressos, mas a grande diferença esteve em Rui Patrício, que depois de algumas jornadas infelizes, parece ter voltado ao seu normal e com um guarda redes assim seguramente que o Sporting não teria sofrido alguns golos que sofreu, nem tinha perdido alguns pontos que perdeu.

Jorge Jesus certamente que não lê este blogue, mas viu o óbvio e fez as mudanças que se exigiam na defesa. No entanto apesar do zero final e da boa resposta de Paulo Oliveira, um central sempre eficaz, muito sóbrio e que acima de tudo não inventa, a linha defensiva não funcionou bem colectivamente, mas o pior foi o meio campo que nunca conseguiu pegar no jogo, apesar dos esforços do sempre incansável Adrien Silva.

É verdade que na 2ª parte, principalmente depois das duas primeiras substituições, a equipa conseguiu pelo menos empurrar o jogo para o meio campo adversário, no entanto faltou alguma objectividade na hora de sair para o ataque.

Depois a lesão de Adrien Silva complicou as coisas e deu mais espaços ao Rio Ave, mas com mais ou menos ansiedade, o Sporting lá conseguiu guardar os 3 pontos, ao contrário do que aconteceu em jogos onde a equipa esteve muito melhor em termos exibicionais.

O futebol é mesmo assim, nem sempre o resultado reflecte a produção das equipas, mas como agora está na moda dizer-se, o que conta conta é levar a gaja para casa.

Comentários