A solução Palhinha

O Sporting ganhou sem grandes dificuldades na Amoreira, num jogo em que o Estoril não criou uma única oportunidade de golo e apenas em alguns pequenos períodos conseguiu aproximar-se da baliza de Rui Patrício.

Ao marcar relativamente cedo por intermédio de um renascido Bryan Ruiz, o Sporting ficou confortável e confirmou as melhorias evidenciadas no sector recuado, onde aparentemente Jorge Jesus terá finalmente acertado naquele que é o melhor quarteto defensivo disponível no plantel.

Falhou apenas o instinto matador da equipa, principalmente porque Bas Dost esteve particularmente desinspirado, embora Gelson Martins também tenha falhado uma oportunidade daquelas que não se podem perder.

No fim o 2-0 lá chegou, embora através de um penalti precedido de um fora de jogo, mas nessa altura a partida já podia e devia estar mais do que resolvida.

A grande questão deste jogo era a substituição do lesionado Adrien Silva, colocando-se duas soluções: uma mais ofensiva que em principio passaria por Bruno César, pois Jorge Jesus excluiu logo à partida Francisco Geraldes, e outra mais cautelosa, com o adiantamento de William Carvalho e a entrada de João Palhinha para a posição de médio defensivo.

Jorge Jesus optou pela segunda, porque de acordo com as suas próprias explicações, tratava-se de um jogo fora onde a qualidade defensiva de João Palhinha seria importante para libertar Alan Ruiz da obrigação de baixar nas tarefas defensivas.

Que o resultado foi positivo, ninguém o pode negar, mas eu não gostei muito do que vi, pois na minha opinião a equipa ficou duplamente a perder. Primeiro porque na posição de médio defensivo João Palhinha está longe de ser o William Carvalho. É um jogador esforçado, mas na saída de bola deixa muito a desejar. Depois porque com William Carvalho no lugar de Adrien Silva a equipa perde um transportador de jogo, que ainda por cima é uma verdadeira carraça no processo defensivo, passando a ter um lançador mais cerebral, mas com menos mobilidade e menor capacidade de pressão.

Jorge Jesus disse também que se fosse um jogo em casa talvez, talvez, repetiu, tivesse optado por outra solução. Vamos esperar para ver qual vai ser essa solução, quando é que ele a vai ensaiar e os resultados práticos da mesma.

Para já correu bem, embora o rival não tivesse oferecido muita resistência, aguardemos os próximos jogos.


Comentários