Novembro positivo

Depois de um Outubro muito atribulado, Novembro foi um mês relativamente tranquilo para o Sporting, que ainda na ressaca de mais uma derrota na Alemanha, ganhou sem grandes dificuldades ao Arouca, num jogo onde a notícia foi o triste caso do túnel.

Seguiu-se mais uma paragem para as selecções e o regresso à competição com um jogo de Taça, onde o pior que podia ter acontecido ao Praiense foi aquele golo logo a abrir, que despertou os Leões que aceleraram para uma goleada natural.

Na terça feira seguinte, em noite de recorde de assistência em Alvalade, o Sporting perdeu com o Real Madrid, novamente à beira do fim e desta vez "sem" Cristiano Ronaldo, mas com um empurrão da arbitragem.

O campeonato voltou com uma sempre complicada deslocação ao Bessa e outra vitória difícil, perante um Boavista lutador mas pouco mais do que isso.

Finalmente o regresso do Arouca a Alvalade no arranque da Taça da Liga. Um jogo morno e sem interesse, que terminou com mais uma vitória dos Leões em dia de serviços mínimos.

E pronto, o Sporting está afastado da Liga dos Campeões mas até se portou bem frente aos tubarões da Europa e poderia ter obtido melhores resultados. No Campeonato foi cumprida a missão de estancar o atraso com duas vitórias obrigatórias e retemperadoras, enquanto a segunda linha passou sem brilho nas taças.

Mais uma vez ficou à vista a importância de Adrien Silva nesta equipa, que com o regresso do seu Capitão tem logo outra cara. Notaram significativas melhorias no capitulo defensivo, enquanto Jorge Jesus continua à procura de um segundo avançado para emparceirar com Bas Dost, pois as muitas experiências feitas até agora não tem sido bem sucedidas, de tal forma que quase me atrevo a dizer que Daniel Podence bem poderia ter tido uma oportunidade.

Por falar em oportunidades, tenho de dizer que há alguns jogadores que as tem desperdiçado, nomeadamente Luc CastaignosLazar Markovic e Alan Ruiz, sendo que este me parece ser um jogador com grande potencial, mas com pouca atitude.

Por oposição quem continua a confirmar todo o seu talento é Gelson Martins, que já é a grande figura da equipa e o homem que os colegas procuram para resolver os casos mais bicudos.

Entrámos em Dezembro com uma boa noticia vinda da Madeira, mas agora há que ganhar ao Vitória para enfrentar os jogos decisivos que se seguem com o peito feito. Afinal o Campeonato ainda não acabou e há uma Liga Europa à espreita.





Comentários