Da goleada ao empate

No futebol há coisas muito difíceis de explicar e algumas delas parece que só acontecem ao Sporting, mas a verdade é que a equipa de Jorge Jesus está a sofrer golos de mais, parecendo que há momentos em que pura e simplesmente se desliga.

Em Madrid a poucos minutos do fim do jogo o Sporting ganhava por 1-0, mas acabou por sofrer dois golos de enfiada. Em Vila do Conde o jogo estava controlado, mas em 15 minutos ficou perdido com três golos de rajada. Em Alvalade o Sporting ganhava por 3-0 ao Estoril e ainda foi a tempo de sofrer dois golos já perto do fim. Ontem aos 70 minutos o jogo estava ganho, mas num piscar de olhos o Sporting sofreu dois golos e acabou por ceder o empate à beira do fim.

O jogo até começou por ser equilibrado, mas a partir dos 20 minutos o Sporting tomou conta das operações e chegou ao intervalo a ganhar por 2-0. Na 2ª parte o domínio leonino intensificou-se e quando Elias fez o 3-0 o Sporting já podia estar a golear.

Depois aconteceu o impensável. Marega marcou dois golos de rajada e o que parecera certo, passou a estar em risco. Sem saber como o Vitória regressou ao jogo e acabou por empatar na sequência de um livre resultante de uma falta inexistente e com Soares a dar um pequeno empurrão a Ezequiel Schelotto, que nem teve a esperteza de cair.

Como é que aquilo foi possível é a pergunta que todos os sportinguistas fizeram naquele momento, para a qual ninguém tem resposta. A defesa do Sporting é a mesma que foi a menos batida da temporada passada e à excepção do Real Madrid na ponta final do jogo do Bernabéu, os nossos rivais nem incomodaram Rui Patrício, mas sempre que chegam à baliza marcam.

Há erros individuais em alguns golos, como aquela falta desnecessária de William Carvalho que deu o penalti, ou a falha de marcação de Sebastián Coates no segundo golo, mas o guarda redes do Guimarães também deu dois perus.

Também se pode falar na falta que fez Adrien Silva, que sempre que sai parece deixar a equipa sem comandante, mas nada explica tantos golos em tão pouco tempo.

De resto neste jogo deu para ver que Lazar Markovic pode ser uma opção válida para a posição de segundo avançado, porque de resto a equipa está feita, embora os laterais continuem a rodar.

Ontem Ezequiel Schelotto mostrou estar a subir de forma, mas foi anjinho no terceiro golo, enquanto Marvin Zeegelaar não esteve muito seguro, sendo que é no lado esquerdo que Jorge Jesus parece ter mais dúvidas.

Termina assim o segundo ciclo da temporada com o Sporting a 3 pontos do 1º lugar e com muitas dúvidas sobre o comportamento defensivo da equipa, que terá de melhorar muito se quiser discutir com o Dortmund o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Comentários