Abaixo das expectativas

Por motivos vários ultimamente tenho tido pouco tempo para o futebol e mesmo não deixando de acompanhar o Sporting, a verdade é que nem sempre o tenho feito com a atenção que era costume, pelo que o Leoceano também ficou um pouco para trás.

Não vi o jogo da Taça pois a essa hora estava a viajar. Vi apenas um resumo alargado que deu para perceber que no geral a segunda linha não aproveitou a oportunidade que teve para mostrar serviço, de tal forma que o Famalicão bem poderia ter levado o jogo para prolongamento. No fim valeu a passagem à próxima eliminatória, onde só é pena que o jogo com o Praiense não seja cá na ilha.

Na terça feira fui a Alvalade com esperança numa vitória do Sporting perante um Dortmund que se anunciava desfalcado, mas sai de lá conformado com uma derrota frente a uma equipa perigosa, mas que defensivamente até não é nada de especial.

A 1ª parte do Sporting foi realmente muito fraca com o Borrusia com o jogo controlado. Depois do intervalo a equipa esteve bem melhor, mas o mal estava feito e já se sabe que os alemães tem sempre o manto protector das arbitragens. Agora resta garantir o 3º lugar e apostar numa boa campanha na Liga Europa.

Seguiram-se dois empates com exibições modestas, principalmente a 1ª parte de Alvalade com o Tondela e a 2ª na Choupana. Em ambos os casos ficou à vista a necessidade de se alterarem as regras no que diz respeito à cronometragem e ao sistema de pontuação dos campeonatos. Estas equipas entram em campo só para defender o zero a zero e passam o jogo todo a queimar tempo, coisa que diga-se de passagem o Borrusia de Dortmund também fez, mas estes pelo menos já tinham feito o suficiente para ganharem o jogo.

Com 7 pontos de atraso em relação ao líder do campeonato, Jorge Jesus foi alvo dos primeiros focos de contestação, pois é evidente que ainda não conseguiu resolver alguns problemas da sua equipa, nomeadamente a questão do segundo avançado e uma inesperada insegurança defensiva, mas principalmente a ausência de Adrien Silva, cuja importância é finalmente reconhecida.

Nesta altura o ânimo dos adeptos e da equipa não é o melhor, pelo que agora o que se pede é que não façam feio na Liga do Campeões e que encontrem forças para ganhar todos os jogos do Campeonato até ao "derby" da Luz, que para o Sporting será decisivo.

Comentários