O caso Adrien Silva

Aqueles que me conhecem sabem que já há mais de dois anos que considero Adrien Silva como o jogador mais importante do Sporting, pelo que o que me espanta é o facto de só agora terem aparecido clubes interessados nele.

Por incrível que pareça Adrien Silva só se estreou na Selecção Nacional A em Dezembro de 2014, numa altura em que por exemplo um jogador vulgar como André Almeida já somava 6 internacionalizações.

Na temporada passada Adrien Silva atingiu ao auge da sua carreira, mas mesmo assim não participou na campanha de apuramento para o Euro 2016, no entanto a sua chamada aos 23 que estiveram na fase final, tornou-se inevitável.

Chegou a França sem grandes perspectivas de jogar, mas os três empates de Portugal na fase de grupos obrigaram Fernando Santos a recorrer ao meio campo do Sporting e a exibição de Adrien Silva frente à Croácia, anulando completamente Modric, garantiu-lhe um lugar que já há muito merecia.

Portugal foi Campeão da Europa com Adrien Silva na batuta, no entanto o nome dele continuou a não ser dos mais falados quando o mercado começou a ferver, de tal forma que eu cheguei a escrever aqui que ainda bem que ninguém se lembrava dele, pois tratava-se do jogador mais importante da equipa e o mais difícil de substituir.

Curiosamente, ou talvez não, a poucos dias do fecho do mercado e em cima de um importante Sporting-FC Porto, finalmente descobriram Adrien Silva, que se transformou subitamente num dos casos mais discutidos nesta fase sempre cheia destas novelas.

Com uma proposta que ao que se diz multiplicava várias vezes aquilo que o jogador ganha no Sporting, onde já é há alguns anos um dos mais bem pagos, Adrien Silva não resistiu e veio a público manifestar a sua vontade de sair, uma ideia reforçada logo de seguida pelo seu pai e como não podia deixar de ser, pelo empresário da ordem.

O mais interessante foi quando o Presidente do Lion contou que Jorge Mendes andara a oferecer Adrien Silva a vários clubes franceses, uma situação que estranhamente ninguém estranhou.

Aqui a minha pergunta é: sabendo-se que o Sporting não queria vender o seu Capitão e que Adrien Silva tinha recentemente mostrado a sua vontade de terminar a carreira em Alvalade, quem é que mandatou o melhor empresário do mundo e arredores a vender o jogador? Acho que a resposta não é muito difícil conhecendo-se os interesses e relações próximas de Jorge Mendes com um certo clube, no entanto o que me espanta é que ninguém estranhou ou questionou o comportamento daquele empresário.

A novela durou até à meia noite de 4ª feira e teve outro episódio curioso, quando a ESPN anunciou que o Leicester ia bater a clausula de rescisão de Adrien Silva. Provavelmente aflitos com tal desfecho, alguém lançou uma curiosa explicação para o negócio, o Sporting ia vender Adrien Silva e Slimani em pacote para enganar um investidor que detinha uma percentagem do passe do argelino, numa aldrabice igual à que o FC Porto fez com João Moutinho, quando o vendeu ao Mónaco em conjunto com James Rodriguez.

O que ninguém se lembrou foi que  a SAD leonina também não detém a totalidade do passe de Adrien Silva, pelo que essa habilidade não teria efeitos práticos nas contas finais das transferências. Enfim, valeu para horas de conversa dos pseudo-especialistas.

No final Bruno de Carvalho fez o que tinha a fazer e o Sporting segurou o seu Capitão, que já veio garantir que estará de corpo inteiro em Alcochete, logo que termine a "operação Suiça" em curso nesta paragem do Campeonato, enquanto o Presidente do Sporting depois de ter concretizado as duas maiores vendas da história do Clube, agradeceu a quem ficou, não se esquecendo de elogiar especialmente Adrien Silva.

Perante um desfecho tão pacifico logo se levantou outra questão: teria Adrien Silva condições para continuar a ser o Capitão da equipa do Sporting? Que não, que horror, pois os adeptos e os companheiros jamais lhe perdoariam a traição de ter manifestado o desejo de sair. E então o intratável Presidente do Sporting. Esse de certeza que lhe iria receitar umas duzentas verdascadas nas costas, para que todos percebessem quem manda em Alvalade.

Curiosamente nunca me lembro de alguém ter levantado esses problemas nas muitas vezes que um tal de Luisão manifestou vontade de aproveitar as boas oportunidades que lhe surgiram ao longo da sua carreira. Mas isso já se sabe que no outro lado nunca há problemas.

No balanço final pode-se dizer que Adrien Silva foi um dos grandes reforços do Sporting nesta janela do mercado que agora finalmente se fechou e com ele a equipa estará inevitavelmente mais forte, como mais forte ficou a posição do Presidente Bruno de Carvalho, depois de mais uma vez ter sido capaz de acima de tudo defender os interesses do Clube.

Quanto a Adrien Silva, é perfeitamente normal que tenha ficado tentado com a proposta do Campeão de Inglaterra, mas soube aceitar o desfecho das negociações com a serenidade e o carácter que todos lhe reconhecem, e agora poderá concentrar-se em concretizar o seu sonho de ser Campeão pelo Sporting.

Comentários

Enviar um comentário