Na pré época à 4ª jornada.

No futebol dos nossos dias vive-se uma situação inadmissível que não interessa a ninguém, ou por outra não interessa aos clubes nem aos jogadores, servindo apenas os interesses de um conjunto de pessoas que gravitam à volta do jogo e que enriquecem à custa dele, enquanto os clubes se afundam em dívidas.

Refiro-me como é óbvio ao facto da janela do mercado só fechar no final de Agosto, quando as competições oficiais já estão em marcha, obrigando os treinadores a muita ginástica antes de poderem construir as suas equipas tranquilamente, como seria desejável. Mas infelizmente praticamente ninguém fala disto e quase todos encaram a situação como normal. É a ditadura dos interesses financeiros.

Sábado em Alvalade Jorge Jesus lançou uma linha da frente quase totalmente renovada, dando inclusivamente a titularidade a um jogador que só tinha feito dois treinos com a equipa. O resultado foi uma exibição fraquinha, na qual se notou nitidamente a falta de entrosamento entre a linha da frente e o resto da equipa.

Bas Dost e Alan Ruiz até mostraram bons pormenores, com o avançado holandês inclusivamente a molhar a sopa e mesmo o próprio André entrou bem no jogo, beneficiando do facto de ser um jogador com ritmo de competição. mas foi notório que cada um jogava por si, pois faltam as rotinas e o conhecimento entre eles.

Em Joel Campbell isso ainda foi mais notório, pois ele fartou-se de complicar, teimando em jogar sozinho, mas mesmo assim foi bafejado com a felicidade de marcar um golo e fez o jogo todo.

Apesar de todos estes problemas o Sporting ganhou tranquilamente, até porque do outro lado esteve uma equipa que pouco fez para contrariar os Leões, começando logo desde o princípio do jogo a queimar tempo e só incomodando Rui Patrício já perto do fim, quando tudo já estava resolvido e no Sporting já toda a gente estava com a cabeça em Madrid.

O jogo teve três fases: uma 1ª parte morna disputada a um baixo ritmo, mas que ficou marcada pelo golo e pela expulsão de Neto, que deram tranquilidade ao Sporting para entrar muito bem no 2º tempo, naquela que foi a melhor fase do jogo, onde os Leões arrumaram rapidamente a questão com mais dois golos, seguindo-se a fase de descompressão, que até deu para Jorge Jesus tirar aqueles que estavam a ser os dois melhores jogadores da sua equipa e experimentar outra dupla de avançados, no sector mais aberto no que diz respeito à luta pela titularidade.

No fim foi cumprido o objectivo prioritário, mas esta ainda é uma equipa em fase de montagem e já vamos na 4ª jornada. Por enquanto sem percalços, mas vem aí jogos complicados.

Comentários