Caem as máscaras


Segundo os relatos transcritos pelo jornal Record, no passado domingo no final do jogo do Estádio da Luz, o presidente do Benfica ter-se-á dirigido a João Ferreira, vice presidente do Conselho de Arbitragem e ao observador de serviço, nos seguintes termos: "É uma vergonha... Como é que nomeiam este tipo?"
Por outro lado foi visível que ainda no relvado, Rui Vitória também questionou o arbitro Manuel Oliveira e ao que parece ter-lhe-à perguntado: "Ó Manel tens alguma coisa contra mim?", isto para além de no final do jogo ter afirmado: "Não fomos eficazes, mas o árbitro também não foi. Repetiu o que tinha feito na última época. Repetiu a exibição e, resumindo, deu empate. Fundamentalmente na segunda parte houve decisões que na minha opinião não foram bem tomadas. Não é nenhum lance em concreto, mas quem anda no futebol percebe. Uma ou outra situação condicionou o jogo. Não foi uma arbitragem bem conseguida, Quando os jogadores falham, prejudicam-nos. Quando os árbitros erram, prejudicam uma das equipas"
Se dúvidas houvessem agora está confirmado, Luís Filipe Vieira estava habituado a escolher os árbitros para os jogos do Benfica. De resto basta passar uma vista de olhos pelas nomeações da época passada e percebe-se que andavam sempre à volta de uma dúzia de nomes muito convenientes.
Quanto às declarações do treinador do Benfica, elas apenas fizeram cair a máscara do menino bem comportado que enquanto teve a barriga cheia sob a protecção das nomeações amigas, pôde cantar alto a sua superioridade em termos de comportamentos, mas agora bastou um simples empate para desatar a bater no árbitro.
O mais incrível é que tudo isto se passou depois de um jogo onde o Benfica nem tem grandes razões de queixa. É verdade que este Manuel Oliveira é muito fraquinho, mas pelo que vi o maior prejudicado até foi o Vitória de Setúbal, pois o Nelson Semedo deveria ter sido expulso ainda na 1ª parte. Agora imaginem quando eles tiverem mesmo razões para se queixarem.
Entretanto o Presidente do Sporting veio a terreiro elogiar o comportamento das arbitragens neste arranque de época, saudando também as mudanças nos critérios das nomeações. Ele lá saberá o que diz, mas a mim pareceu-me que se precipitou. Mais dia, menos dia, a fava vai calhar ao Sporting e aí quando ele reagir vão-lhe cair todos em cima na cobrança destas declarações. Nestas coisas a prudência diz-nos que o melhor mesmo é estar calado e esperar pela pancada. Oxalá ela não venha já no próximo domingo.

Comentários