As primeiras impressões

O estágio do Sporting na Suiça terminou com um balanço negativo, que se saldou numa vitória perante o modesto Nyon e três derrotas, a última das quais bastante pesada.

É verdade que os adversários escolhidos foram equipas fortes e já com outro andamento e, que os quatro jogadores Campeões da Europa ainda estão de férias, mas a imagem deixada foi muito pobre e decepcionante.

No entanto estes jogos serviram pelo menos para se tirarem algumas ilações que poderão ser muito úteis para o futuro próximo, das quais eu destacaria as seguintes:

*É evidente que a segunda linha do Sporting continua muito pobre, sendo a posição de guarda redes o exemplo mais flagrante disso mesmo. Azbe Jug e Vladimir Stojkovic "frangaram" à grande, pelo que se impõe a contratação de um guardião com experiência e qualidade para ser alternativa a Rui Patrício. Convém prevenir situações como a que aconteceu na época passada no jogo com o Tondela.

*Há jogadores que fisicamente estão muito longe do seu melhor, sendo o caso de Sebastián Coates o mais gritante. Talvez por ser muito pesado, o central uruguaio ainda nem a gasóleo consegue andar. Mas há mais, pelo nesse capitulo há muito trabalho a fazer, embora se compreenda que nesta fase o andamento ainda não seja o ideal.

*A política de aquisições continua a deixar algo a desejar. É óbvio que sem dinheiro não há palhaços, mas as primeiras impressões deixadas por Radosav PetrovicAlan Ruiz e Lukas Spalvis não são muito entusiasmantes. O médio sérvio é um jogador possante, mas para já não mostrou mais do que isso. O argentino tem bons pés, mas não sei se terá andamento para o nosso futebol. E o avançado lituano no pouco que jogou foi uma decepção.

*Da época passada sobram jogadores que pouco ou nada acrescentaram, como Alberto Aquilani uma vedeta que veio à procura de uma reforma dourada em Portugal, Naldo o central que continua a chegar sempre atrasado, ou Teo Gutierrez um artista com um reportório que em nada o abona em termos de carácter e profissionalismo, isto já para não falar em Hernán Barcos que por agora ainda tem o beneficio da dúvida e de Ewerton que continua a bater todos os recordes de lesões por minuto.

*Sem Adrien Silva, que na minha opinião foi o jogador chave da temporada anterior, Jorge Jesus resolveu transformar Bryan Ruiz num 8, coisa que até prova em contrário não tem pernas para andar. Assim ficámos com menos um jogador.

*Para já parece óbvio que esta equipa precisa de um guarda redes suplente e de mais um bom avançado, embora aqui me pareça que devemos contar com Daniel Podence, uma das poucas coisas boas deste estágio. O rapaz tem tudo para chegar lá. É rápido, inteligente, eficaz e não pára um segundo, mas principalmente nota-se que tem um espírito diferente, uma grande ambição e muita confiança nas suas capacidades.

Em Maio de 2009 fui à Academia ver um jogo de Iniciados de 1º ano e foi nessa altura que escrevi aqui o seguinte:

Mesmo assim posso relatar as minhas primeiras impressões sobre algumas das pérolas da nossa Academia, começando por destacar o pequeno extremo direito Daniel Podense, que apesar de ser um minorca tem muita raça, e uma técnica apreciável. Se ganhar cabedal poderá vir a ser um jogador interessante.

Bom, o rapaz cresceu pouco em altura, mas o meu olho não se enganou, ele era o mais pequeno daquela equipa, mas o melhor de todos.

Nota máxima para o apoio constante da parte dos sportinguistas da Suíça, pena que os jogadores não tenham sido capazes de retribuírem na mesma medida. Se assim tivesse acontecido, tinha sido o Sporting a golear.

Comentários