A melhorar

Depois do estágio na Suiça, o Sporting voltou a entrar em acção, primeiro no jogo de apresentação ao sócios com o Lion e depois no Troféu Ibérico frente ao Vilarreal, dois confrontos onde foi possível verificar uma substancial melhoria na produção da equipa, como de resto não podia deixar de ser.

No entanto continuam à vista alguns problemas que urge resolver, logo a começar pela falta de golos, mesmo que os postes tenham sido o alvo preferido dos avançados leoninos nestes dois jogos.

Jorge Jesus afirmou que tem dado mais minutos a Hernán Barcos do que a Islam Slimani, porque este vai ter de cumprir castigo na 1ª jornada do campeonato, mas o argentino continua sem acertar na baliza, enquanto o argelino parece estar ainda com a cabeça às voltas, depois dos constantes rumores que o colocam noutras ligas mais competitivas.

Com Lukas Spalvis lesionado e Teo Gutierrez na porta de saída, as expectativas voltam-se para Alan Ruiz, um jogador que por enquanto ainda não me impressionou e assim parece-me mais do que evidente que a contratação de um bom avançado é a prioridade nesta altura, pese embora as boas indicações de Daniel Podence, um jogador que no entanto tem muito que aprender.

Nas alas Iuri Medeiros mostrou bons pormenores, mas é um jogador muito intermitente, não sei se vai conseguir satisfazer as exigências de Jorge Jesus, isto num ano que me parece poder ser o da afirmação de Gelson Martins.

No meio campo aguarda-se pelo regresso dos campeões europeus, mas pelo menos João Mário também já está a ser cercado pelos comissionistas do costume. Vamos a ver como reage. Para já Jorge Jesus experimentou Bruno César no meio, e com resultados aceitáveis, pelo menos comparando com o que se viu de Bryan Ruiz.

O jovem João Palhinha deu boas indicações e marcou pontos, pelo menos em relação a um decepcionante Radosav Petrovic, mas com William Carvalho de regresso, a posição 6 tem dono, tal como a 8 será de Adrien Silva, mesmo que já se fale de mais um argentino.

Na defesa Sebastián Coates foi um dos jogadores em que mais se notaram progressos em termos de forma, enquanto Ezequiel Schelotto é talvez aquele que já esteja mais próximo do seu normal. Mas do lado contrário estão os candidatos à posição de lateral esquerdo, que continuam muito longe do seu melhor.

Azbe Jug que tinha tido algumas prestações assustadoras, esteve muito bem em Badajoz, mas a contratação de mais um guarda redes continua a ser urgente.

Segue-se o Troféu Cinco Violinos, mas enquanto o mercado não fecha o treinador não poderá ter garantias sobre quais os jogadores com que vai contar e há posições que precisam de ser reforçadas já, porque o campeonato já está aí à porta.

Comentários