Porque é que o Sporting não foi Campeão. 1) A política de contratações

O Sporting de Jorge Jesus bateu vários recordes significativos, como os de pontos obtidos num campeonato, número total de vitórias e de vitórias fora de casa, isto sem esquecer o facto de ter marcado 111 golos durante a época, coisa que há muitos anos não se via em Alvalade, e de ter sido a equipa que melhor futebol praticou ao longo da temporada, mas mesmo assim não atingiu o supremo objectivo de ser Campeão Nacional, o que deixa a todos os sportinguistas aquela triste sensação de mais uma vez termos sido injustamente maltratados pelo destino, que nos obriga a ver os outros a festejar aquilo que teria sido nosso, só com um milésimo da sorte que parece estar sempre do lado de lá, porque realmente há coisas que só acontecem ao Sporting, como esta de não ser Campeão com 86 pontos.

Costuma-se dizer que não há campeões sem sorte, mas a verdade é que para ganhar um campeonato o Sporting precisa muito mais do que isso e, nesta época houve algumas coisas que falharam para além da falta de sorte. São essas razões que nos próximos dias vou tentar identificar, começando hoje pela área do departamento de futebol.

No inicio da época o Sporting perdeu para a concorrência alguns jogadores que poderiam ter sido importantes para a conquista do título, com os casos de Danilo e Mitroglou a serem os mais relevantes, sendo que o avançado grego acabou por ficar ligado à história deste campeonato, ao marcar em Alvalade um golo que foi decisivo.

Outra questão que me pareceu importante foi a dificuldade em encontrar um patrão para a defesa, uma necessidade que não é de agora e que só fui suprida com a chegada de Sebastián Coates em Janeiro, sendo que até o Rúben Semedo que estava emprestado, ganhou um lugar na equipa quando regressou a casa, o que demonstra quão falha foi a política de contratações do Clube para esta posição.

Desde que esta Direcção chegou ao Sporting, foram contratados os centrais MaurícioNaby SarrPaulo OliveiraRamy RabiaEwertonNaldo e Ciani, sendo que destes 7 apenas o português me parece ter qualidade e condições para jogar no Sporting, mas mesmo assim não é o patrão que a equipa necessitava.

Nesta época Naldo foi várias vezes o responsável por golos sofridos graças às suas deficiências de posicionamento, que me levaram a apelidá-lo de "central atrasado", pois ou saía a destempo, ou chegava tarde às dobras, mas ele não foi o único culpado, principalmente naquele lance imperdoável no jogo em Alvalade com o Tondela, em que toda a defesa se deixa surpreender de uma forma incrível, que seguramente não teria acontecido depois de Janeiro.

A política de contratações é pois uma questão a rever. Não se pode acertar em todos, mas só encontrar o homem certo à 8ª tentativa, também é demais.

Comentários