A mala e a final a caminho da Madeira

O campeonato está ao rubro mas não se joga só dentro das quatro linhas, o jogo de palavras e as manobras de bastidores atingem um nível nunca visto, com a comunicação social a desempenhar um papel importante, só que nessa área o Benfica é imbatível.

Quando o Vitória de Setúbal visitou a Luz e Quim Machado resolveu deixar de fora alguns titulares, entre os quais André Horta que parece estar a caminho do Benfica, praticamente nem se falou nisso, mas na semana seguinte quando foi a vez de Norton de Matos fazer a mesma coisa, a pensar no jogo decisivo que tinha a seguir com a Académica, logo caíram o carmo e a trindade.

Entretanto começou a conversa da mala, primeiro com noticias de que os jogadores do Vitória de Setúbal teriam um chorudo prémio se travassem o Benfica, enquanto o Rio Ave seria contemplado com o passe de Heldon a título definitivo, caso conseguisse o referido feito.

Não tenho dúvidas de que o incentivo financeiro pode funcionar como uma motivação extra para os jogadores, agora o que sempre gostava de perceber como é que a oferta de um passe de um jogador a um clube poderá ter o mesmo efeito. Mas pronto vindas donde vieram estas noticias, já ninguém se admira.

Entretanto continua o jogo da mala e agora parece que os contemplados são os jogadores do Marítimo. E pronto são horas e horas de discussão em todas as televisões, onde se tenta demonstrar os perigos destes incentivos por fora, com testemunhos vários de que isto afinal é uma coisa que sempre se fez e que obviamente vai continuar a fazer-se.

Pode até ser proibido pelas regras da Liga, mas pagar para ganhar não me parece ser eticamente reprovável e de qualquer das formas, a verdade é que esta polémica teve origem nas bocas facebokianas do director de comunicação do Benfica, cuja credibilidade vale zero.

O mais curioso é que ninguém se admirou quando o Presidente do Marítimo se referiu à possibilidade da final da Taça da Liga se disputar no Funchal, afirmando com todas as letras e passo a citar:

Foi uma sugestão do próprio Benfica
Eu gostava realmente que me explicassem como se eu tivesse 6 anos de idade, qual o interesse que o Benfica teria em jogar uma final na casa do seu adversário, para que depois pudessem perguntar aos de Braga se eles também estariam dispostos a jogar a final na Madeira, pois como se sabe isto tudo aconteceu antes do jogo da passada 2ª feira.

Mas sobre isto praticamente nem se falou, o que interessa é o jogo da mala. Não sei a quantia que supostamente vai a caminho da Madeira na dita mala, mas pouco ou muito, só espero que esse dinheiro fique por lá, na certeza porem de que nesse caso na semana seguinte a mala estará a caminho de Braga.

Conclusões:

1) Os regulamentos da Liga prevêem penalizações financeiras para quem oferecer prémios a jogadores de outros clubes, mesmo que seja para ganhar. Portanto se o Sporting cometeu esse ilícito que seja punido de acordo com o que está regulamentado.

2) Os rumores da existência desses prémios partiram de um funcionário do Benfica. É portanto a ele que cabe demonstrar a veracidade dos mesmos. Caso contrário tudo isto terá de ser considerado como uma simples manobra folclórica, coisa em que este artista é um verdadeiro especialista.

3) Ninguém do Benfica veio desmentir as afirmações do Presidente do Marítimo sobre a sugestão dada no sentido de que a Final da Taça da Liga venha a ser disputada na Madeira e ninguém da comunicação social deu destaque a estas declarações. Depreende-se pois que não há nada de grave aqui, pelo que não interessa falar disto.

Siga, porque como diz o Sérgio Conceição o país vem abaixo se eles não ganharem, venha pois o pais abaixo, mas a melhor altura para vir ainda não é domingo.







Comentários