Fora de jogo???

Confesso que fiquei apreensivo quando na antevisão do jogo de Moreira de Cónegos, Jorge Jesus desatou aos elogios a um dos piores árbitros, se não mesmo o pior, que eu já alguma vez vi de apito na boca.

Já percebi que estes elogios são uma estratégia do nosso treinador, mas desta vez pareceu-me que o homem exagerou e temi que no fim ele tivesse de engolir tudo em seco, porque deste paixão só se pode esperar o pior.

Para não variar este jogo ficou marcado pela arbitragem, o que com este árbitro nem é de espantar, antes pelo contrário. No entanto tenho que reconhecer que desta vez o homem não inclinou o campo, é certo que teve um critério disciplinar muito duvidoso, mas se ele quisesse complicar, como muitas vezes já o vi fazer, tinha complicado. Acontece é que ele não consegue fazer um jogo sem meter água, ou sem ter o seu momento de protagonismo, sempre pelas piores razões. É mau árbitro e ponto final.

Quanto ao jogo, tivemos um Sporting com pouco espaço e pouca inspiração, mas que marcou cedo e depois na falta do segundo golo que tranquilizaria a equipa, geriu o jogo com pragmatismo, não dando muitas oportunidades ao Moreirense de se aproximar da baliza de Rui Patrício, que pouco trabalho teve.

É verdade que o 0-2 também raramente esteve à vista, pelo que a equipa arriscou um bocado ao jogar mais de uma hora no fio da navalha, mas se no ataque faltou a qualidade mostrada nos últimos jogos, na defesa houve segurança e eficiência quanto baste, embora o Rúben Semedo ás vezes me pregue alguns sustos. O Jorge Jesus lá saberá, mas para mim o Tobias Figueiredo é muito melhor.

Voltando à arbitragem, tenho que regressar ao momento do golo, altura em que o narrador da SportTV foi taxativo ao afirmar que Islam Slimani estava fora de jogo, deixando o Luís "falazão" Lobo sem palavras. Pouco depois o mesmo fiscal de linha anula um golo a Teo Gutierrez e o comentador dispara logo que desta vez parecia estar em jogo, pelo que foi a vez de Rui Orlando engolir em seco.

Chegou-se ao intervalo e eu fui ver e rever os dois lances e confirmei a minha primeira impressão. Ou eu ando a ver coisas, ou o golo do Sporting é impossível de avaliar sem recurso a tecnologias avançadas, pelo que o bandeirinha cumpriu a lei, que diz que no fora de jogo em caso de dúvidas deixa-se seguir, enquanto no segundo lance parece-me mais fácil verificar que o colombiano estava deslocado. Ou seja o homem da bandeira acertou nos dois lances.

No entanto o rastilho estava lançado e a sentença do narrador do jogo começou a fazer lei, de tal forma que depois do jogo dei uma vista de olhos sobre os diversos comentadores de serviço e quase toda a gente seguia a mesma cartilha, talvez com a excepção do ex árbitro Pedro Henriques, que considerava o lance duvidoso, mas havia gente como o barbinhas do fato preto da TVI, que teve o desplante de afirmar que se tratava de um fora de jogo clarissimo.

No dia seguinte os jornais afinavam quase todos no mesmo coro, e o estado lampiónico unia-se contra o malandro do fiscal de linha. Finalmente podiam dizer que o Sporting tinha ganho graças a um erro grosseiro da arbitragem. A impagável "nonô" ia mais longe e perguntava onde é que paravam os apelos ao video árbitro. Só faltou quem lhe respondesse que num lance daqueles, o video árbitro teria de validar o golo, pois é isso que se deve fazer em caso de dúvida.

Finalmente apareceram as fotos trabalhadas na internet, que parecem provar que Islam Slimani está em jogo, mas que pelo menos demonstram que não é um lance fácil de avaliar, nem mesmo recorrendo a técnicas avançadas.

No meio de tudo isto lá surgiu uma foto de um cavalo e outra com uma curva que tenta demonstrar que a cabeça do avançado do Sporting está dentro da pequena área, porque afinal o argelino estava deitado no chão. Quando a inteligência não dá para mais, não há nada a fazer.

Eu admito perfeitamente que digam que se trata de um lance duvidoso, e que depois conforme a vontade de cada um, se acrescente que parece estar, ou não estar em fora de jogo. Agora todos aqueles que afirmaram taxativamente que se tratava de um erro claro do fiscal de linha, ou tem problemas graves de visão, ou outro tipo de limitações ainda piores, embora na verdade tudo não passe de uma enorme ânsia em demonstrar que o Sporting também pode beneficiar dos erros de arbitragem. Mas isso até eu reconheço que sim, só que ainda não foi desta.


Comentários