Valores mais altos se alevantam

Com o Campeonato a entrar na sua fase decisiva, Jorge Jesus manteve-se fiel àquela que ele considera ser a sua prioridade absoluta e não hesitou em deixar de fora os dois jogadores mais importantes da sua equipa, mesmo que do outro lado estivesse um dos melhores clubes da Alemanha.

Mas pior do que as ausências de Islam Slimani e de Adrien Silva, foram as prestações dos seus substitutos, principalmente Alberto Aquilani, um jogador que eu cedo identifiquei como a pior aquisição da temporada, mais um daqueles que veio para Portugal para gozar a sua reforma dourada, pois trata-se de um futebolista caro, acabado e sem motivação para jogar num clube de um campeonato menor, depois de ter passado por alguns grandes de Itália e pelo Liverpool.

Quanto a Teo Gutierrez, parece-me que se trata apenas de um mau profissional, no entanto ontem nem foi dos seus piores dias, pois pelo menos correu, mas por mais que Jorge Jesus não goste, ele já está marcado pelos adeptos e vai ter de fazer muito mais para merecer alguma tolerância. Há no entanto que reconhecer as razões do treinador, pois os assobios não vão ajudar nada, antes pelo contrário e, atendendo a que Hernán Barcos ainda não está em condições e com Islam Slimani na rota dos castigos, a verdade é que o colombiano torna-se imprescindível, daí a evidente necessidade de o recuperar e os alertas de Jorge Jesus.

Voltando ao jogo, diga-se que o Sporting se apresentou quase com a equipa principal, mas em modo de evidente poupança, com todos os jogadores a perceberem os sinais do seu treinador, que relegou estes confrontos com o Bayer de Leverkusen para um plano secundário, eu diria mesmo uma obrigação dispensável.

Esta é outra posição do treinador que eu compreendo perfeitamente, pois a verdade é que estes dois jogos estão encravados no meio daquelas que podem ser as jornadas decisivas para a conquista do tão desejado título de Campeão Nacional e para já o mais importante é ganhar ao Boavista e em Guimarães, para depois se receber o Benfica em condições de se ficar com o cheque-mate à vista.

Mesmo assim Jorge Jesus ainda jogou a sua cartada a meia hora do fim, mas aí Rúben Semedo estragou tudo com uma entrada perfeitamente disparatada e o resultado até poderia ter sido pior.

No fim Jorge Jesus não deixou margens para dúvidas e já foi avisando que em Leverkusen ainda vai poupar mais, o que se compreende e aceita, pois a eliminatória está quase perdida e não vale a pena estar a desgastar a equipa, quando valores mais altos se levantam.

Não é com este plantel que o Sporting poderá sentar o rabo em duas cadeiras tão cobiçadas como  a Liga Europa e este Campeonato Nacional, e para os mais esquecidos eu recupero aqui o espalhanço que foi a deslocação ao Dragão na época passada, depois de um boa exibição no jogo de Alvalade com o Wolfsburgo, onde foi despendido um infrutífero e muito desgastante esforço, que bem caro se pagou no Porto, onde se disse adeus ao Campeonato, depois do adeus na Liga Europa.

Compreendo que os adeptos mais exigentes queiram ganhar tudo, mas sem ovos não se podem fazer omeletes, por isso vamos lá mas é ganhar ao Boavista que é o que mais interessa agora.


Comentários