Calendário


Tem sido frequente ouvir-se os comendadores desportivos encartados da nossa praça, a referirem-se ao calendário do Sporting para o que resta deste campeonato, com grande esperança no facto das últimas três jornadas serem aparentemente muito complicadas para os Leões, pois envolvem deslocações ao Dragão e à Pedreira.

A mim no entanto parece-me que há várias maneiras de olhar para o calendário, sendo que prefiro jogar com o FC Porto na antepenúltima jornada, quando se calhar eles podem já estar arredados da corrida pelo título, ou praticamente só com possibilidades matemáticas, do que agora onde teriam obrigatoriamente de ganhar, como aconteceu na Luz frente ao super Benfica.

Em relação ao Braga já não se poderá dizer exactamente o mesmo, pois se é verdade que na última jornada eles já devem ter o seu 4º lugar garantido, também é mais do que certo que se esse jogo ainda contar para o desfecho do Campeonato, vão receber uns chorudos incentivos por fora. No entanto pode até dar-se o caso desse jogo já não contar para nada, esvaziando-se logo aí as tão desejadas dificuldades que agora seriam garantidas, isto sem esquecer que nessa altura o Braga poderá estar completamente focado na Final da Taça de Portugal, o que quer queiramos quer não, também influencia a prestação dos jogadores.

Outra grande preocupação dos referidos comentadores, tem sido o facto de Jorge Jesus apostar tudo no Campeonato, ao ponto de quase desprezar a Liga Europa, insistindo em poupar alguns jogadores, mesmo quando do outro lado está uma das melhores equipas da poderosa Alemanha.

Muitos são os que consideram essa opção inadmissível para um Clube como o Sporting e já vão adiantando que se Jesus não ganhar o Campeonato fica em maus lençóis, como eles tanto desejam, ao mesmo tempo que aplaudem Rui Vitória, porque jogou com o mesmo onze contra o Zenit e ontem em Paços de Ferreira, esquecendo-se de referir o que aconteceu ao Sporting no Dragão o ano passado, depois da desgastante eliminatória com o Wolfsburgo, já para não falar nas evidentes debilidades deste plantel do Sporting, cuja segunda linha já mostrou não ter grande qualidade.

Mas as minhas contas e seguramente as de Jorge Jesus, são outras, porque o Campeonato entrou agora na sua fase decisiva e se o Sporting conseguir ganhar os três jogos que se seguem, ficará com uma vantagem de pelo menos 6 pontos em relação aos seus dois rivais, o que a nove jornadas do fim, dará não para encomendar as faixas, mas pelo menos para começar a tirar-lhes as medidas.

É claro que para isso é preciso ganhar amanhã ao Boavista e depois repetir a dose em Guimarães, para finalmente encostar o rei ao canto no "derby" de 5 de Março, tarefas que não serão fáceis, pelo que devem ser encaradas com um grande espírito de missão, daí que se compreenda que para o treinador do Sporting estes jogos com o Bayer de Leverkusen só sirvam para atrapalhar.

Mas e se o Sporting não conseguir essas três vitórias, como é que ficamos? Ficamos na corrida digo eu, que aí sim vai ser provavelmente ombro a ombro até ao fim, mas recordo que neste momento temos uma vantagem de 6 pontos sobre o Porto e um jogo a menos do que o Benfica, ou seja mesmo partindo do principio que o Sporting perde os dois clássicos, nos quais um empate favorece duplamente quem vai à frente e quem ganhou os jogos da 1ª volta, no plano teórico fica tudo empatado, pelo que restará saber quem irá tropeçar menos vezes nos outros jogos.

Acho que se pensarmos nisto tudo, é fácil perceber as opções de Jesus. Vão ser 15 dias de grande tensão, nos quais o Campeonato pode ficar praticamente resolvido, pelo que é óbvio que esta é uma oportunidade que não se deve desperdiçar, por muito que custe a quem não quer ver o Sporting Campeão. O resto é conversa.


Comentários