As melhores opções

Depois do empate com o Rio Ave, Jorge Jesus tirou a devidas ilações do sucedido e corrigiu as opções menos felizes que tinha tomado nessa altura, deixando agora Hernán Barcos a treinar e Teo Gutierrez no banco, para além de ter recorrido a Carlos Mané logo que foi preciso mexer na equipa.

É claro que não foi só isso que fez com que o Sporting ganhasse facilmente na Madeira, pois o golo madrugador ajudou e muito, mas a verdade é que a equipa realizou uma exibição categórica e constante, de tal forma que só nos últimos instantes da partida é que o Nacional conseguiu aproximar-se da baliza de Rui Patrício.

Mesmo a ganhar desde o início do jogo, o Sporting nunca tirou o pé do acelerador e não fosse uma má decisão do fiscal de linha, Bryan Ruiz tinha dado outra tranquilidade à equipa, que poderia ter chegado ao intervalo com um resultado mais confortável.

Na 2ª parte o domínio do Sporting manteve-se e, depois do segundo golo percebeu-se que o jogo estava resolvido, pelo que mais golo menos golo o Sporting iria conseguir um resultado moralizador e isolar-se novamente no comando da classificação.

O jogo foi fácil porque correu bem desde o principio, e porque este Nacional está mais fraco do que era costume, mas também porque Jorge Jesus fez as melhores escolhas e todos responderam à altura das exigências, não desperdiçando a oportunidade, depois do espalhanço do rival no dia anterior.

Mais uma vez gostei de Sebastián Coates. A defesa com um patrão é logo outra coisa e assim até dá para um miúdo como o Rúben Semedo brilhar. No meio campo o William Carvalho esteve uns furos acima daquilo que tem sido habitual, o que também ajuda e, lá na frente Islam Slimani acabou com aquela conversa duma suposta crise de forma que lhe diagnosticaram, tal é o desejo de o verem arrumado.

Preocupante era sem dúvida a cirúrgica nomeação do mais complicativo árbitro português, que como não podia deixar de ser disparou cartões em todas as direcções, mas mesmo assim conseguiu passar ao lado das críticas que costuma gerar, apesar do seu fiscal de linha não ter ajudado muito e de ter metido água como de costume, mas felizmente já não teve influência no resultado. De qualquer forma espero não vê-lo tão cedo, que aquilo é sempre uma caixinha de surpresas, geralmente desagradáveis

Agora vem aí uma fase que pode ser decisiva para o campeonato, com a Liga Europa no meio a atrapalhar, mas sem depressões, nem euforias, nós só queremos o Sporting Campeão.






Comentários