Afinal até era possível

Depois de em Alvalade ter feito descansar os dois jogadores mais importantes na manobra da sua equipa, na BayArena Jorge Jesus alargou a poupança a Sebastián Coates e a Bryan Ruiz, ou seja, a espinha dorsal deste Sporting ficou no banco, ou na bancada.

Apesar de todas estas poupanças, o Sporting jogou em Leverkusen de uma forma desinibida, não se inferiorizando, nem nunca se intimidando perante uma das melhores equipas da Bundesliga, mas ontem foi dia de não Patrício, enquanto Carlos Mané desperdiçou a oportunidade de ter uma noite de sonho aos olhos da Europa.

O jogo estava entretido e equilibrado, quando Rui Patrício deixou a bola passar-lhe entre as pernas, ele que já tinha revelado alguma intranquilidade no início da partida, mas não se pode condenar um guarda redes que tantas vezes tem sido o salvador desta equipa, só porque teve um dia não.

Este golo na prática pouco alterou em relação ao desfecho da eliminatória, pois o Sporting continuava a precisar de dois golos para seguir em frente, a única diferença é que agora um não dava para levar o jogo para o prolongamento, o que certamente muito aliviou Jorge Jesus.

Pouco depois do golo, Carlos Mané devia ter empatado e, à terceira oportunidade lá obrigou Leno a defender para perto, o que permitiu o empate a João Mário. O Sporting continuava em desvantagem, mas agora estava a um só golo de passar para a frente.

A 2ª parte começou com tudo em aberto e as duas equipas pouco dispostas a correrem grandes riscos, foi então que se entrou na fase decisiva do jogo. Primeiro Carlos Mané voltou a falhar uma boa oportunidade, depois os árbitros não quiseram punir uma agressão clara com o respectivo cartão vermelho. Foi então que Jorge Jesus resolveu jogar os ases que tinha guardados na manga, mas nem teve tempo para fazer a segunda substituição, e já estava a levar com mais um golo do inspirado Bellarabi.

Saiu então Teo Gutierrez que pelo menos já corre, mas tarda em justificar a confiança que o treinador continua a depositar nele. Falta-lhe um golo para o moralizar e quem sabe ainda temos homem para a ponta final da temporada.

O Sporting ainda esboçou uma ténue reacção, que o rodar dos ponteiros do relógio foi esvaziando e assim Jorge Jesus lá se viu finalmente livre da Liga Europa, mas a ideia que fica destes dois jogos, é que afinal até era possível. A diferença esteve na inspiração de Bellarabi contra os desperdícios de Carlos Mané e de certa forma também no dia não de Rui Patrício.

Agora é ganhar em Guimarães, nem que seja contra 14 ou 15 e, nem que se tenha de morrer em campo.

Comentários