Os pequenos grandes problemas

Na conferência de imprensa que se seguiu ao surpreendente empate de ontem com o Tondela, Jorge Jesus resumiu o jogo com uma serie de ideias chave, com as quais eu concordo inteiramente, mas há uma questão fundamental que o treinador leonino precisa de resolver urgentemente, que é a dificuldade que o Sporting está a ter com as piores equipas deste campeonato, com as quais já perdeu 7 pontos, que nesta altura garantiriam praticamente a tão desejada conquista do título.

De resto o que Jorge Jesus disse foi efectivamente o que aconteceu, pois foi o Sporting que começou por complicar o jogo com uma entrada abúlica, marcada por uma inacreditável serie de passes falhados e mesmo que o árbitro também tenha condicionado o resultado, com uma decisão que não era fácil, a realidade é que o pior foi ceder o empate daquela forma, depois da equipa ter dado a volta ao resultado em apenas 16 minutos, e a verdade é que quem não deixou o Sporting ganhar foi o Tondela. que nem sequer usou a táctica do autocarro, entrando atrevido e a pressionar alto e nunca baixando os braços, mesmo depois de ter sido esmagado pela entrada de Leão do Sporting na 2ª parte.

Diga-se também que Jorge Jesus não foi totalmente feliz nas suas decisões para este jogo, pois Ewerton mostrou grandes dificuldades sempre que lhe metiam a bola nas costas e mesmo que a expulsão tenha condicionado as opções do treinador e que a entrada de Gelson Martins tenha tido efeitos imediatos e devastadores, a verdade é que a terceira substituição chegou atrasada, embora o treinador leonino tenha razão quando diz que depois do jogo é fácil falar.

No fim Bruno de Carvalho atirou-se ao árbitro e eu até compreendo a estratégia, mas desta vez pareceu-me excessivo, excepto no que diz respeito à falta de qualidade deste apitador, cuja fronha também nunca mais me esqueci desde o tal "derby" entre as equipas B, pelo que me pergunto como é que um artista destes chegou à categoria principal.

No que diz respeito ao lance do penalti, é indesmentível que Nathan se desequilibra antes do contacto e também é claro que quem joga a bola é o Rui Patrício, mas a verdade é que nessa altura o guarda-redes do Sporting acerta no avançado do Tondela, pelo que se aceita a decisão do árbitro e até a cor do cartão, o que não invalida que eu diga o mesmo que disse no jogo em que o Sporting empatou com o Paços de Ferreira, penaltis destes na Luz e no Dragão não são marcados.

Independentemente de tudo isto, temos de voltar ao busílis da questão: o que é que tem faltado para que o Sporting consiga ganhar os jogos aparentemente mais fáceis? Ontem pareceu-me que a equipa entrou de pantufas, com muita gente sem perceber que iam ter de correr tanto como os rapazes de amarelo e depois falta um grande central naquela defesa e também faltou o guarda redes de grande que se tem visto nos últimos jogos, para segurar os resultados, quando a linha defensiva falha, e tem falhado muito. Agora tem a palavra Jesus e o Presidente.

Comentários