Castiguem o Slimani!

Ponto prévio: estou plenamente de acordo com a punição à posteriori dos jogadores que agridem os seus colegas de profissão, logo considerando que Islam Slimani deu uma porrada despropositada em Samaris, não me escandalizaria que ele viesse a ser castigado por isso, desde que essa fosse uma prática corrente e objectiva.

Agora o que não faz sentido nenhum é virem justificar o arquivamento das queixas feitas pelo Sporting em relação a atitudes idênticas, ou parecidas, de jogadores do Benfica no mesmo jogo, com o facto do arbitro ter visto essas situações sem nada assinalar, enquanto no caso de Slimani, Jorge Sousa não terá visto o lance, logo este pode ser alvo de punição à posteriori e os outros não.

Ou seja, não interessa se o jogador agrediu ou não, o que interessa é se o arbitro viu, e se viu e fez de conta que não viu, ou viu mal, está visto e fica assim. Se não viu, ou parece não ter visto, então já se pode castigar. Ora isto não faz sentido nenhum, em primeiro lugar porque não estou a ver como é que se pode comprovar que o árbitro viu um lance e não viu o outro e depois porque se houve uma agressão e o árbitro viu e não sancionou de acordo com as leis, isso não só não pode ilibar o agressor, como deve penalizar o árbitro, que das duas uma, ou não sabe avaliar os lances, ou só vê aquilo que quer ver.

Portanto, penalizar os agressores estou inteiramente de acordo, mas todos e sem ambiguidades que dão sempre jeito a quem está habituado a manobrar nos bastidores.

No caso em apreço é evidente que já há várias semanas que está montada a campanha "castiguem o Slimani", com tudo quanto é comentador alinhado, a tentar transformar o argelino num jogador violento que deve ser punido exemplarmente.

É verdade que Islam Slimani é um avançado daqueles que não vira a cara à luta, ele é sempre o primeiro a defender quando é caso disso e não se limita a levar, também dá fruta quando é preciso, agora não me parece um jogador violento ou maldoso, o que não quer dizer que já não se tenha excedido num ou noutro lance, como acontece até com os jogadores mais correctos, mas não queiram colocá-lo ao nível de um Maxi Pereira, só para dar o exemplo de alguém que usa e abusa da violência e das provocações, de forma quase sempre impune.

O verdadeiro problema são os golos de Islam Slimani, esses sim tem sido verdadeiros socos no estômago dos adversários do Sporting, que já perceberam a importância do avançado argelino na equipa leonina e sabendo que no plantel não há nenhum jogador que o possa substituir, já o elegeram como o principal alvo a abater.De resto esta estratégia não é propriamente uma novidade, quem não se lembra da cruzada anti Hulk no caso do túnel?

Perante isto não há muito a fazer, o castigo está anunciado e Islam Slimani dificilmente escapará de uma punição de um ou dois jogos, restando ao Sporting fazer algum barulho e acima de tudo arranjar depressa mais um bom avançado e recomendar algum cuidado ao argelino, porque eles estão todos de olho nele. Mas o que interessa mesmo é que Slimani e cia lhes continuem a bater onde mais lhes doí, ou seja a metê-las lá dentro, nem que seja contra 14, 15 ou 16.

Comentários