Finalmente golos

Depois de dois empates, esperava-se que Jorge Jesus lê-se alguns dos sinais que a equipa estava a dar e fizesse uma ou outra alteração no seu onze, mas parece-me que ele foi um pouco mais longe e resolveu mexer no modelo de jogo, passando a jogar num 4x1x3x2, que por vezes até fazia lembrar o famoso losango de Paulo Bento.

O regresso de William Carvalho é realmente o grande trunfo que Jorge Jesus tem nesta altura, não só pela segurança e fluidez de jogo que o 14 transmite à equipa, mas também pelo facto de Adrien Silva ficar liberto para jogar numa posição onde é determinante para o equilíbrio da mesma, Eu não tenho dúvidas de que com o regresso desta dupla o Sporting fica muito mais forte em todos os capítulos.

Mas a grande novidade foi a colocação de João Mário no lado direito, uma opção que resolveu a difícil questão de quem iria sair do onze para dar entrada a William Carvalho e simultaneamente deu um maior equilíbrio à equipa, porque o 17 é realmente um jogador com uma inteligência acima da média, o que lhe permite desempenhar várias funções, conforme o jogo vai pedindo e sempre de uma forma muito esclarecida.

Este novo posicionamento de João Mário, também tem a vantagem de poder permitir a utilização de Bryan Ruiz na chamada posição 10, quando o treinador quiser jogar só com um avançado, mas isso é coisa para testar noutro tipo de jogos, como já se viu uma amostra na Turquia, embora sem todos os titulares.

Outro factor que me pareceu determinante para a goleada aplicada ao Guimarães, foi o posicionamento de Islam Slimani, que apareceu menos vezes fora da área e o resultado está à vista, com os três golos que marcou, todos à ponta de lança e é nisso que ele é bom, embora a sua disponibilidade para ajudar, também seja importante.

Há que dizer também que a boa exibição do Sporting, não resultou apenas do acerto das alterações feitas por Jorge Jesus. O futebol não é matemática, mas desta vez tudo deu certo, também porque a bola entrou cedo na baliza de um Vitória que me pareceu muito fraquinho, principalmente na 1ª parte, de tal forma que nem o árbitro teve oportunidade para entrar em acção,

Depois do intervalo até houve uma reacção vimaranense, mas a justa expulsão de Saré não deixou que ela se prolongasse e o Sporting pôde finalmente desfrutar de uma vitória gorda e tranquila, e que deixa a expectativa de melhores dias.


Comentários