A renovação de André Carrillo

A renovação do contrato de André Carrillo é desde algum tempo um assunto na ordem do dia, para delicia dos opinadores de serviço. Uns dizem que o Direcção do Sporting já deveria ter resolvido este problema há muito tempo, ao que outros respondem que o jogador influenciado pelos seus representantes é que nunca quis renovar e, que não o podem obrigar a assinar um novo contrato.

Não tenho dados suficientes para emitir uma opinião sustentada, mas parece-me que os segundos estarão mais perto da razão do que os primeiros, mesmo que possa admitir que a Direcção talvez devesse ter agido mais cedo, mas parece que as exigências financeiras que o jogador sempre fez, na altura foram consideradas excessivas.

Mas agora segundo o que se diz, mesmo depois do Sporting ter acedido a essas exigências, surgiram novos obstáculos e a comunicação social já há algum tempo que vem levantando a hipótese do FC Porto estar na jogada, ao que agora se acrescenta o Benfica, nada de admirar tal é a vontade destes dois clubes se atravessarem no caminho que Bruno de Carvalho traçou para o Sporting.

Ninguém tenha duvidas de que o Presidente leonino é o grande alvo a abater em todas estas jogadas, pois é evidente que ele está a incomodar, e muito, os donos da bola, pelo que eu enquanto sportinguista só posso aplaudir a postura de Bruno de Carvalho, neste e noutros casos, em que sempre se mostrou intransigente na defesa dos interesses do Sporting, mesmo que tenha perdido alguns jogadores.

Se Carrillo não quer ficar está no seu direito, mas se ele estiver de boa fé, seguramente que haverá um entendimento no sentido da transferência se consumar em Janeiro, de forma a permitir ao Sporting algum encaixe financeiro. Agora se ele e os seus representantes já tem outros planos, só resta ao Sporting encostar o jogador e apostar naqueles que querem ficar no Clube, pois não faz sentido estar a valorizar ainda mais um jogador que não vai dar retorno.

Este caso no entanto é demonstrativo de algumas verdadeiras aberrações que acontecem no mundo do futebol, à volta do qual gravitam figurões que ganham verdadeiras fortunas, sem nada fazerem para justificar tal coisa, o que ainda por cima acontece à custa do empobrecimento dos clubes.

Reparem que o Sporting é neste momento detentor de 50% dos direitos económicos do passe do jogador peruano, mas terminado o seu contrato, durante o qual o Clube lhe pagou um jeitoso ordenado, perde todos esses direitos, enquanto o tal investidor que tem a outra metade, pela qual até pode ter pago menos do que o Sporting, continua a ser dono desses 50% do passe, até que um dia venda essa percentagem.

Será que faz algum sentido que entidades que não clubes, possam deter percentagens de passes de jogadores? Parece-me evidente que não, pois isso só pode resultar em casos como o de Carrillo, onde a esse investidor interessa acima de tudo vender a sua parte, o que será sempre mais rentável se tal acontecer a um outro clube, que não o que actualmente o jogador representa, isto sem esquecer o que aconteceu no caso Rojo/Doyen, um exemplo de uma situação onde os investidores querem mandar nos clubes, pouco lhes interessando se o jogador A ou B é considerado importante pelos dirigentes e treinadores destes.

É portanto fácil concluir que Pini Zahavi tudo fará para que Carrillo não fique no Sporting, da mesma maneira que ao seu empresário também interessa acima de tudo mamar uma "comissãozinha", sendo esta outra questão que não se percebe, pois se é suposto os empresários existirem para representarem os jogadores, acho que devem ser estes a pagar-lhes pelos serviços prestados e não os clubes, que devem ter gente capaz para negociar as transferências entre eles, sem necessidade de a recorrerem a empresários, a não ser para colocarem jogadores excedentários, se for caso disso.

Vai daí que eu gostava que me explicassem porque é que o Sporting havia de pagar uma comissão ao tal Élio Casareto, pela renovação do contrato do Carrillo. Enfim a culpa disto também é dos dirigentes dos clubes, muitos deles que seguramente também se abotoam com alguns milhares nestas negociatas e vai daí deixaram as coisas chegarem a um ponto em que até se fecham ao trânsito vias públicas, para o casamento de um tal de Jorge Mendes, como se tratasse de alguém merecedor de um tratamento diferenciado.

Aqui mais uma vez tenho que bater palmas a Bruno de Carvalho, quando ele tudo faz para não pagar comissões a esta cambada de chulos e se para isso for preciso perder carrillos, cervis, mitroglos, danilos, pizzis, fariñas, brumas, iloris, moretos, idrissas e seja lá quem for mais, então eles que sigam as suas vidas, porque o Sporting é muito maior do que a máfia que gira à volta desta trampa toda e os sportinguistas só se podem orgulhar de ter um Presidente assim.

Comentários

  1. Carrilho vai para o benfica ou porto. Neste momento deve ser afastado do seio da equipe. Se o deixarem lá ficar vai contar e informar de todos os pormenores o seu futuro patrão. Não é confiável. Banco na equipe "B". JÁ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! Os lampiões foram mesmo burros (se bem que o par de hastes que puseram na sua própria cabeça, mais faça lembrar gado bovino).
      Vá para onde for, não temos que (nem vamos!) cometer os mesmos erros, nem ostentar tal ornamento na testa!
      É a diferença entre ter um Presidente a sério, ou ter alguém que chama "estrutura" ao próprio ego.
      Ou será que "estrutura"... são as hastes que tem na testa e o ego é a cola?
      Seja como for..: lidem!

      Eliminar
  2. Concordo perfeitamente com este comentário. Tudo isto cheira a podre já há muito tempo e ainda que no início tenha a tribuido a culpa desta situação a BdC, neste momento já tenho mais compreensão pelo problema que ele (ainda) tem entre mãos!

    Claramente que este caso foi uma estratégia montada no ano passado para prejudicar o SCP. As desinteligências entre BdC e Marco Silva a isso ajudaram e devido ao facto de só nesse ano o Carrillo ter começado a jogar futebol, ele foi passando relativamente despercebido e enrolando o processo de renovação! Acredito que a hipotese de venda do jogador esteve em cima da mesa neste defeso mas também acredito que o(s) seu(s) empresários fizeram os possíveis para que as propostas apresentadas não fossem interessantes. Depois o Casareto empurra pró Zahavi, o Zahavi engonha mais uns dias e empurra para o Casareto e chegamos a dia 1/9 sem o contrato renovado!

    A perspectiva de perder o Carrilo a custo zero é péssima, mas a perspectiva de ele passar 1 ano sem alinhar, sofrendo todo o tipo de pressões, humnilhações, multas e tantas outras coisas que um empregado atura quando cai em desgraça perante o seu patrão, parece-me também bastante complicado para o jogador. Sem falar que isso o desvalorizará imenso, tanto financeira como desportivamente - basta lembrar o caso do Jardel, em tudo semelhante a este, e mesmo contando com a passividade dos dirigentes do SCP da altura para o deixarem sair com um prejuízo tremendo, a carreira dele acabou! Ao ponto de 3 anos depois acabar dispensado pelo colosso Beira-Mar.

    O facto de Carrillo sair a custo zero do SCP pode render-lhe um contrato de 4 anos com o dobro do salário, mais uns chorudo prémio de assinatura e uma bela comissão para o Elio.. mas isso só se estivesse a jogar e valorizar! Como para o SCP, 150.000/mês não causa nenhum rombo nas contas, que aproveitem bem a oportunidade para fazer dele um bom exemplo para todos aqueles que queiram brincar com o SCP. Estou farto de FIgos e Tellos!!

    ResponderEliminar
  3. não treinar, e ser proibido disso nas instalações do Sporting e de outro qualquer clube, até junho, o grande sacana aqui é o Sr 50% pk vai queimar um jogador quase 1 ano, para ganhar uns trocos, o carrillo precisava de alguém que ele confia-e e lhe disse-se, estão-te a F... por causa de dinheiro otário, não é por amor a ti

    ResponderEliminar
  4. Ainda um dia destes o Presidente do Marítimo deu uma entrevista à Bola onde disse isto:

    "O Danilo não esteve perto do Sporting: ele esteve no Sporting! O que falhou foi a gestão do Sporting. Falhou o acordo entre representantes do Danilo e Sporting, enquanto o FC Porto resolveu o problema em 48 horas. Entre Marítimo, Sporting e Danilo estava tudo assinado, ressalvando sempre que teria de haver acordo com os representantes do atleta"

    Como é que isto é possível? Está tudo assinado entre as três partes interessadas, mas o acordo não se concretiza porque há intermediários que exigem comissões e tem poder para inviabilizar o negócio. Mas essas comissões seriam pagas a propósito de quê? Que raio de representantes do atleta são esses, que afinal defendem é os seus interesses arvorando-se como parte do negócio e não apenas como representantes de uma das partes? O pior é que se fala disto como se tratasse de uma coisa perfeitamente natural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, aqui neste post e nestes comentários está perfeitamente descrito o que eu penso...

      TenhamOrgulho

      Eliminar
  5. no inerente ao caso Carrilho, apenas e só, uma "coisa", "quem não quer fazer parte do futuro do Sporting, não pode fazer parte do seu presente", julgo que esta minha afirmação é precisa e concisa, relativamente á "novela" Carrilho....contudo, andam por aí uns comentadores, residentes em vários canais de televisão, que ditam as suas opiniões, mas todas elas, têm ma coisa em comum, a critica pela negativa, quer ao Sporting e ao seu Presidente Bruno de Carvalho!!!!todos eles são unânimes, na sua afirmação, " O Sporting, deve continuar a pôr o Carrilho a jogar", mas essa dita cuja, opinião é consequente aos interesses de outros que, não o nosso clube Sporting Clube de Portugal ...todos os interesses que envolvem este assunto, um dia num futuro muito próximo, vão ser postos a descoberto e, depois se verá "quem é quem"... e quem tem razão na defesa dos interesses do "caso Carrilho"....repito-me, "quem não quer fazer parte do futuro do Sporting, não pode fazer parte do seu presente"....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário