Contratações

Depois de dois anos em que a gestão do plantel do Sporting esteve entregue à dupla Bruno de Carvalho/Augusto Inácio, com resultados pouco animadores no que diz respeito às contratações, principalmente na temporada passada, em que não foram satisfeitas as necessidades apontadas por Marco Silva, o que pelo menos em parte terá estado na origem da ruptura entre o treinador e o Presidente, agora esse dossier passa a estar nas mão de Jorge Jesus, que já afirmou necessitar de entre três a cinco jogadores, que se adivinham como gente experiente e capaz de acrescentar valor à equipa, ou seja o que o anterior treinador pedia.

As necessidades deste plantel estavam mais do que identificadas e passam seguramente pela contratação de um patrão para a defesa, de um ponta de lança que possa constituir alternativa a Slimani e de um médio de ataque criativo, problema este já resolvido com a chegada de Bryan Ruiz, enquanto Douglas e Gutierrez parecem ser os alvos para as outras duas posições.

O costa riquenho já vi jogar algumas vezes e poderá ser um bom reforço, mas os outros dois não conheço o suficiente para poder opinar, embora o colombiano tenha atrás de si um passado de polémicas pouco recomendáveis.

Entretanto já chegou João Pereira, uma contratação surpresa que garante a substituição de Cédric Soares. Trata-se de mais um jogador experiente, que no entanto pouco jogou na última temporada.

Para além disso fala-se insistentemente na vinda do grego Mitroglou, outro avançado com o perfil desejado por Jesus e que também me parece um bom reforço.

Poderá também haver mais alguma surpresa, bem ao estilo desta gerência de Bruno de Carvalho. Eu apostaria noutro central. O que é certo é que com esta meia dúzia de reforços a equipa ficará mais forte e capaz de responder às exigências do novo treinador, estando ainda por conhecer a lista das dispensas, que seguramente será longa e envolverá muitos dos nomes contratados nas últimas duas temporadas.

Quanto aos jovens da casa, fala-se muito de Gelson Martins, nada que me espante, mas também de Wallyson, um jogador que confesso que ainda não me convenceu.

Agora ainda falta fechar o plantel e até ao dia 31 de Agosto muito se vai falar, mas o que a malta quer é uns joguinhos que já vão fazendo muita falta.

Comentários