O que vai mudar com Jesus

Durante o último processo eleitoral do Sporting apoiei Bruno de Carvalho, tal como de resto já o tinha feito em 2011, mas sempre tive algumas reservas em relação às ideias expostas para o importante sector que é o Futebol e até no que diz respeito aos nomes escolhidos para integrar a estrutura directiva dessa secção, que inicialmente estava previsto ser formada por três elementos que reportariam directamente ao Presidente.

Inácio e Virgílio foram os eleitos, enquanto o terceiro homem acabou por ser suprimido, havendo quem garanta que seria Freitas Lobo uma enciclopédia do futebol actual. Parecia-me evidente que a esta equipa faltava experiência e conhecimentos suficientes para ocuparem posições tão importantes. O tempo confirmaria as minhas reservas, pois a gestão do Futebol leonino não foi propriamente exemplar, nomeadamente no que diz respeito à politica de contratações e à gerência da Academia.

Sempre defendi a necessidade do Futebol do Sporting ter um Director Técnico responsável por todo o edifício, deste as suas fundações em Alcochete, até ao topo na equipa principal, coisa que parece que vamos ter agora na pessoa de Jorge Jesus, que no Sporting vai ser muito mais do que um simples treinador.

É um passo em frente na carreira de Jesus, que agora terá responsabilidades acrescidas, resta saber se ele estará à altura das mesmas, eu acredito que sim, embora possam haver alguns inconvenientes no acumular de funções, mas de qualquer forma não deixa de ser reconfortante o facto do Futebol estar agora nas mãos de alguém que efectivamente percebe do assunto.

Pelo que se diz Jesus poderá escolher toda a equipa que vai trabalhar com ele, seja a montante ou a jusante, tendo apenas acima dele o Presidente. É um desenho arriscado, mas acredito que pode resultar. Para já espero que finalmente haja uma maior assertividade nas contratações, logo a começar pela necessidade de se arranjar um patrão para a defesa, um problema que já se arrasta há muito tempo.

É claro que aquela conversa do José Eduardo em relação ao Marco Silva não se enquadrar no projecto do Sporting, assente na Academia e na Equipa B cai por terra, o que não significa que Jesus não possa, e deva, apostar nos jovens com valor e com a marca de qualidade de Alcochete, como me parece ser o caso de Gelson Martins, entre outros que até já tiveram as suas oportunidades, mas exige-se também a entrada de dois ou três jogadores com mais experiência, ou seja aquilo que Marco Silva queria e que lhe foi negado, sob pretexto de que os reforços estariam na Equipa B.

O relacionamento entre Jorge Jesus e Bruno de Carvalho é outra incógnita, na medida em que estamos na presença de dois homens de personalidade forte e ás vezes até explosivos, mas eu acredito que a ambição e a dedicação total com que ambos se empenham nas suas tarefas, poderá resultar não numa soma lucrativa, mas até numa multiplicação muito enriquecedora, assim o Presidente tenha aprendido com os erros do passado.

Para já sabe-se que vai mudar muita coisa no Sporting. Inácio já foi. Há quem garanta que o Presidente vai subir à tribuna. Tudo leva a crer que o 4x3x3 transversal a todas as equipa, vai dar lugar ao 4x4x2 mais ao gosto de Jesus e não acredito que o treinador aceite mais um camião de jogadores de valor incerto, como os que chegaram a Alcochete nas últimas duas temporadas. Vamos a ver quantas mais surpresas nos reservam as próximas semanas.

Comentários