Bruno de Carvalho, o mau da fita

Ponto prévio: Eu sou do Sporting Clube de Portugal independentemente do nome do Presidente ou do Treinador e já tive de aturar gente que detestava como Godinho Lopes ou Sousa Cintra e Octávio Machado, mas a todos sempre desejei a maior das sortes, porque o sucesso deles seria o sucesso do meu Clube.

Outros houve pelos quais nutria uma maior simpatia, como João Rocha ou José Roquete e Manuel José ou Paulo Bento, mas nunca deixei de criticar aquilo com que não estava de acordo, porque eu sou do  Sporting Clube de Portugal, não deste ou daquele Presidente ou Treinador.

Tudo isto vem a propósito de Bruno de Carvalho, um Presidente com um carisma tal que despertou num significativo numero de sportinguistas uma idolatria que até parece doentia, ao mesmo tempo que se tornou alvo de muitas invejas e ódios da parte daqueles que se sentem afrontados por este homem, sejam eles inimigos internos ou simplesmente rivais externos.

Tenho criticado Bruno de Carvalho sempre que ele toma decisões ou tem atitudes com as quais não concordo, mas isso não invalida que eu esteja globalmente muito satisfeito com a sua prestação enquanto Presidente do Sporting.

Há muito tempo que defendia que o Sporting precisava de um líder carismático, capaz de aglutinar e de despertar a nação sportinguista, e nisso Bruno de Carvalho tem ultrapassado todas as minhas expectativas, o que manifestamente está a assustar os nossos rivais.

Agora, a propósito da forma como Marco Silva foi despedido e da contratação de Jorge Jesus, os moralistas da tanga saíram todos da toca e se da parte daqueles que anteriormente tiveram responsabilidades no Sporting, isso apenas revela um grande incómodo e muita falta de vergonha, pois deviam era estar bem caladinhos, já no que diz respeito aos nossos rivais e à comunicação social em geral, o que eu vejo é medo, muito medo.

Durante anos e anos eles andaram felizes com um Sporting fraco e submisso que pouco os incomodava, do qual a esmagadora maioria dos sportinguistas já estava farta, mas agora todos começamos a despertar graças à voz grossa de Bruno de Carvalho, o Presidente sem medo, que com um ou outro exagero nos vai mostrando o caminho, mesmo que para isso tenha de partir muita loiça, mas neste mundo sujo que é o do futebol, não vamos lá com paninhos quentes, quais meninos bem comportados que acabam sempre a chorar depois de sofrerem na pele as maldades dos donos da bola.

Não deixa de ser curioso todo o banzé que se está a fazer por causa de algumas atitudes menos ortodoxas de Bruno de Carvalho e as preocupações em saber donde vem o dinheiro que vai pagar o contrato de Jesus, quando muitos desses moralistas defenderam durante anos a fio um homem como Pinto da Costa, que tem um passado recheado de histórias que tornam o actual Presidente do Sporting num simples aprendiz de feiticeiro ao pé deste mestre do dirigismo à portuguesa, vulgo chico-espertismo, que durante anos a fio foi aplaudido e venerado por muitos que agora estão escandalizados com as pequenas diabruras de Bruno de Carvalho.

Do outro lado está um tal de Vieira, um antigo afilhado daquele que ficou conhecido como o "Papa" do futebol português, que depois de durante muitos anos lhe ter beijado a mão, emancipou-se e chegou à liderança do principal rival de um FC Porto dominador. Diz o povo que brigam as comadres, descobrem-se as verdades e na realidade a chamada "guerra dos burros" deu para perceber muita coisa sobre a forma como o dinheiro apareceu aos montes para sustentar as ambições do clube mais popular de Portugal. Mas neste caso parece que ninguém se preocupou em saber donde ele vinha, nem sequer como eram possíveis negócios como os do Roberto, um frangueiro que foi comprado por 8 milhões e vendido pelo mesmo preço depois de um ano de desastres, para ser novamente vendido logo a seguir porque afinal parece que não o tinha sido antes. Enfim tudo normal.

Mas voltando a Bruno de Carvalho, ele encontrou o Sporting numa situação financeiramente calamitosa, teve de enfrentar um bloqueio dos nossos credores e, logo aí mostrou a sua força, endireitando as contas e tornando o Clube e a SAD governáveis. Agora resolveu e muito bem, que chegou à hora de investir mais e para isso naturalmente terá de corrigir o rumo que tinha traçado, porque faltava alguém com verdadeiros conhecimentos na estrutura do futebol do Sporting e era preciso um investimento que privilegie a qualidade, para que possamos ser efectivamente candidatos aos títulos.

Aqui d'el rei que não pode ser, está tudo muito preocupado com o sentido de Alcochete e a sobrevivência financeira do Sporting, já para não falar da falta de carácter do Presidente do Sporting. Até parece que vivemos num mundo de anjinhos muito bem comportados que fazem tudo como manda a lei e os bons costumes.

Pois meus caros tenham santa paciência mas vão ter de levar com o chato do Bruno de Carvalho, que está a acordar os Leões adormecidos e que com todos os seus defeitos e disparates que possa fazer, tem mostrado ser acima de tudo um sportinguista de corpo e alma, com uma dedicação ímpar e uma vontade enorme de servir o nosso Clube e reerguê-lo, ao contrário dos muitos que dele se serviram e que o enterraram.

Realmente nunca vi no futebol português um homem tão atacado como Bruno de Carvalho, mas ele tem fibra como nenhum outro e espero que venha a ser por muitos e longos anos o nosso Presidente, o que nunca significará que eu não discorde dele ou que não o critique quando for caso disso. Mas que é o homem que nós precisávamos, parece-me que é.

Comentários