Uma dupla vitória

Ontem foi um dia feliz para todos os verdadeiros sportinguistas, que puderam festejar uma dupla vitória. Primeiro com a oportuna declaração de paz do Presidente Bruno de Carvalho e depois com uma boa exibição e um excelente resultado frente ao Estoril, num jogo que na conjuntura em que se vivia, era aguardado com grande expectativa, também em relação às reacções das bancadas.

Esteve muito bem o Presidente ao garantir que Marco Silva iria continuar a ser o treinador do Sporting, esvaziando a polémica antes do jogo e demarcando-se das opiniões de José Eduardo, sem necessidade de mal tratar quem sempre o defendeu, guardando eventuais reparos para o foro privado, que é onde devem ser tratados estes assuntos. Ao tomar esta posição, Bruno de Carvalho demonstrou que afinal também sabe ouvir os sportinguistas e que até aprendeu alguma coisa com este caso desnecessário.

Assim a equipa entrou em Alvalade com menos um peso em cima de si e respondeu com uma exibição agradável e uma vitória clara. Marco Silva desta vez apresentou um esquema diferente, recorrendo ao 4x2x3x1, com grande mobilidade dos três jogadores que actuavam atrás do ponta de lança, o que confundiu a equipa do Estoril, resultando daí uns primeiros 20 minutos de bom nível, que culminaram na obtenção de um merecido golo, por sinal de belo efeito.

Em vantagem a equipa descomprimiu um pouco e o jogo perdeu intensidade, mas não se pode falar de uma reacção do Estoril, embora até ao intervalo tenha havido mais equilíbrio. Mesmo assim se o arbitro tivesse marcado o penalti claro de Mano e mostrado o respectivo segundo cartão amarelo ao lateral direito canarinho, o jogo  poderia ter ficado resolvido logo na 1ª parte.

No inicio do 2º tempo Marco Silva mexeu na equipa com sagacidade, passando a jogar em 4x3x3, ao lançar João Mário que veio dar mais segurança na posse de bola e o 2-0 não tardou. Estava resolvido o jogo que se arrastou tranquilamente até ao fim, sempre com o 3-0 mais próximo do que o 2-1.

De realçar as excelentes exibições de JeffersonAdrien SilvaAndré Carrillo e Islam Slimani (que falta irá fazer), mas todos cumpriram, até Maurício, embora tenha voltado a ter uma entrada estúpida e desnecessária, que lhe valeu um amarelo daqueles que se costuma dizer que são alaranjados.

Por falar em cartões, o Nani continua a coleccioná-los por protestos, e se ontem até tinha razão, correu o risco de ficar de fora em Braga, valendo que finalmente há no Sporting quem esteja atento aos regulamentos.

No final a paz confirmou-se com o comprimento entre Presidente e Treinador, que alinhou o seu discurso com a declaração que Bruno de Carvalho tinha feito antes do jogo. É assim que tem se ser, só espero que seja para valer e para continuar mesmo nas horas menos felizes, a bem do Sporting.

Comentários