Porque não te calas

Eu tinha uma opinião globalmente positiva sobre José Eduardo e geralmente até gosto daquilo que ele diz e escreve enquanto sportinguista, embora também sempre me tenha "cheirado" a uma daquelas pessoas que adora aparecer e que sempre desejou ter um lugar na estrutura do futebol Sporting, julgo mesmo que chegou a ponderar uma candidatura à Presidência, quando preconizou aquilo que pomposamente apelidou de "A Solução".

No entanto as suas últimas intervenções fizeram-me perder toda a consideração que tinha por ele. A entrevista de ontem na RTP foi de tal forma inacreditável e patética, que me vi obrigado a revê-la para poder desmontá-la de uma forma sustentada, analisando todos os disparates ali debitados, e foi um fartote deles, como poderemos ver a seguir, tendo eu o cuidado de sublinhar as frases quase textualmente retiradas do seu discurso.

José Eduardo começou por dizer que acha que Marco Silva é um bom treinador e até gosta da forma de jogar da equipa, mas depois acrescentou que ele tem qualidade é para treinar o Benfica ou o Porto, mas para o Sporting não serve, porque o projecto pessoal dele não tem nada a  ver com o projecto do Sporting, que segundo José Eduardo está assente na Equipa B, uma vez que o Sporting não tem dinheiro para ganhar a qualquer custo, pelo que terá de apostar na contratação de jogadores sem cartel.

Ou seja, para o José Eduardo não basta ser bom treinador, é preciso também aceitar um plantel fraco e mesmo assim assumir uma candidatura ao título e engolir em seco e sozinho todas as responsabilidades, quando a coisa der para o torto, como inevitavelmente dará nestas condições.

No entanto lendo o programa eleitoral de Bruno de Carvalho nas últimas eleições é possível encontrar o seguinte sobre os reforços do plantel que deveria ter 20 jogadores (já chegaram à conclusão, e bem, que é pouco) mais a Equipa B como suporte.
Cinco ou seis jogadores, numa escolha cirúrgica, experientes (ter em atenção que no futebol a experiência não está directamente relacionada com a idade) e capazes de acrescentar valor ao plantel existente, serão suficientes para a construção de uma equipa que possa lutar pelos objectivos curto, médio e longo prazo do Clube. Lutaremos por um Sporting Clube de Portugal Campeão!
Jogadores estrangeiros não adaptados ao futebol português, apenas se forem mais valias clarascontratações de jogadores estrangeiros, não adaptados ao futebol português, estará sempre dependente de serem considerados, pelo treinador principal e pela equipa Directiva como uma real valia para o reforço da equipa, apoiados em base nos relatórios emitidos pelos departamentos de de scouting e sociológico"
Parece-me que é isto que não foi feito e será isto que o treinador quer, embora o José Eduardo se eleve à condição de certa forma o ideólogo do projecto de Bruno de Carvalho, embora afirme não estar disponível para integrar a estrutura porque é mais útil para o Sporting fora dela, pois caso contrário não poderia estar ali a falar, mas atenção convites não lhe faltaram, e ainda acrescenta que pessoalmente nunca procura saber quem vai jogar. Desculpe!!! Então porque é que ele havia de ter conhecimento das equipas antes da sua divulgação? Como que se costuma dizer, presunção e água benta não lhe faltam.

Depois garantiu com todas as letras que antes de ter dito o que disse, teve uma conversa com o Presidente e que conhece o descontentamento deste com Marco Silva e, que até sabe qual a vontade de Bruno de Carvalho em relação à continuidade do treinador. Ou seja diz que tinha o sermão encomendado, no entanto dali a meia hora foi desmentido pelo pelo Presidente. Realmente com amigos destes... Depois disto Bruno de Carvalho também fica mal na fotografia, resta saber se vai engolir as inconfidências, ou se pelo contrário se demarca destas considerações, ou se pelo menos resolve recorrer à mais famosa e sábia citação do Rei Juan Carlos. 

Hilariante foi também a história de ter tentado estabelecer pontes de entendimento com a autorização do Presidente, pedindo um encontro com Marco Silva..Foi aqui que saltou a tampa ao Jorge Andrade, que disse e muito bem, que se fosse ele o treinador nunca aceitaria falar sobre assuntos internos do Clube com um mero sócio, mesmo que conhecido, até porque tendo o Sporting uma estrutura profissional e não fazia sentido que depois fosse o José Eduardo a aparecer a falar nem com o treinador, nem sequer ali no 4x3x3, ao que eu acrescento que se o Presidente quer despedir o treinador, tem é de fazê-lo e arcar com as responsabilidades do seu acto, em vez de mandar o José Eduardo à frente para preparar o terreno, tentando denegrir a imagem do treinador com uma serie de insinuações e falsidades, que foram ao ponto de deixar no ar que ele seria de outro clube, como se isso fosse importante.

Seguiram-se uma serie de disparates. Por exemplo sobre o jogo de Guimarães ele diz que quem ganhou não foi o Marco Silva, chegando mesmo a perguntar se aqueles jogadores alguma vez trabalharam com ele, acrescentando que a vitória foi do Lima, do Abel, do João de Deus, do Barão, do Aurélio Pereira e da Academia, mas cabe-me aqui lembrar que em Guimarães o Sporting apresentou uma equipa formada por seis jogadores dos menos utilizados do plantel principal, mais um que começou como titular, mas que entretanto perdeu o lugar e quatro da equipa B, se considerarmos Esgaio como tal, tendo posteriormente entrado mais três, também da equipa B. Dos 14 utilizados só 4 foram formados em Alcochete. Chama-se a isto distorcer a realidade.

Depois José Eduardo perguntou se o treinador alguma vez durante a época tinha escolhido alguém da equipa B, apressando-se a responder: ninguém zero, nem contra o Vizela, nem contra o Espinho. Mais uma mentira, pois em Espinho jogaram o Podence e o Esgaio, e este até já tem 6 jogos oficiais disputados esta época, acrescendo ainda o facto de ter sido o Marco Silva quem apostou a sério no João Mário, que na época passada andava na B, e que pelo menos o Wallyson já foi convocado para um jogo da equipa principal, agora o que o treinador não pode é jogar com a Equipa B toda, o que parece ser aquilo que o José Eduardo quer. Para além disso é verdade que o jogo de Guimarães correu bem, mas recordo que ainda temos mais 3 jogos para a Taça da Liga, nos quais as coisas podem dar para o torto, o que não fará daqueles jogadores uns grandes aselhas, da mesma forma que agora não são todos craques, só porque ganharam um jogo.


Entretanto veio aquela história de que a equipa deste ano é a do ano passado reforçada. Pois é verdade que temos mais alternativas para o banco e principalmente o Nani, mas perdemos o Rojo e, se já na época passada se percebia que faltava ali um central, agora a coisa agravou-se porque o Dier também saiu. De resto o Jorge Andrade resumiu essa questão numa simples e mais uma vez certeira frase.
"mais valia gastar dinheiro num bom central do que no despedimento de um treinador por uma teimosia" 
As acusações ao treinador chegaram ao ridículo desplante de se considerar que Marco Silva quer demitir o Presidente e é o rosto visível de um polvo que tenta asfixiar o Sporting, insinuando até que o treinador terá tido influencia na transferência do Rojo e na polémica com a Doyen.

Mas alguém no seu perfeito juízo acredita num cenário de demissão do Presidente por influência do treinador? Os sportinguistas na sua maioria criticaram a postura de Bruno de Carvalho neste caso, mas isso não significa que não estejam globalmente muito satisfeitos com o trabalho do Presidente nestes quase dois anos de mandato. Agora também não faz sentido que o Presidente lá por ter tomado uma decisão que desagradou a quase todos os sportinguistas, queira colocar as coisas em termos de "ou eu ou o treinador", como de certa forma pode ser interpretada a convocação de uma Assembleia Geral extraordinária e algumas tiradas indirectas de José Eduardo. Até o Sousa Cintra quando despediu o Robson, foi criticado por quase todos mas ninguém o quis demitir por causa disso e ele não tinha a mesma aceitação que o Bruno de Carvalho tem nesta altura.

José Eduardo disse também que tudo começou quando ainda no inicio da temporada saíram noticias encomendadas sobre possíveis contratações, noticias essas que continuam a sair todas as semanas e cuja responsabilidade ele implicitamente atribui ao treinador, embora aqui lhe tenha faltado a coragem para o assumir de uma forma frontal. Depois acusou o treinador de cometer o crime de dizer que o presidente desde Agosto que sabia quais eram as necessidades da equipa.

Portanto o treinador do Sporting também não pode permitir que saiam noticias sobre contratações para o Clube, nem sequer falar sobre elas, nem que seja de uma forma evasiva como o fez. Já o Nani quando respondeu curto e duro às bocas do Presidente no Facebook, é porque se trata de uma opinião forte de um jogador que tem carácter,cultura sportinguista e que é exigente. Ou seja o treinador se diz que o Presidente conhece as necessidades da equipa é um insolente e deve ser alvo de um processo disciplinar, mas um jogador que afirma que quem não sabe perder também não sabe ganhar, numa resposta clara às criticas que o Presidente tinha feito à equipa, demonstra carácter e cultura sportinguista. Estamos conversados.

Para rematar José Eduardo teve o descaramento de afirmar que desejava que Marco Silva não saísse do Sporting, embora não acreditasse nisso e que lhe estendia a mão se o encontrasse por aí, mas que estranhava que tivesse sido tornado publico que vai ser alvo de um processo judicial por parte do treinador. Bom o homem ou não tem vergonha na cara, ou então não tem a mínima noção daquilo que disse. O único lugar onde o Marco Silva o deve querer encontrar é num tribunal, e com razão digo eu.

No meio de tanto disparate aproveitou-se uma pequena frase.
Um líder não impõe, convence, partilha.
Mas a mim só me ocorre a tal citação famosa:
Porque não te calas. 









Comentários