O Mercado de Inverno

Pazes feitas em Alvalade, a questão dos reforços de Inverno volta a estar em cima da mesa, sabendo-se que esse foi um dos motivos das divergências entre o treinador e o Presidente, com o primeiro a afirmar que a Direcção já sabia o que é que ele pensava sobre esse assunto, enquanto o segundo elencava uma lista de reforços constituída pelos jogadores menos utilizados do plantel, mais alguns da Equipa B.

Posto isto não sei se o presidente vai manter a ideia que exprimiu sobre os reforços de Inverno, ou se pelo contrário será sensível ás necessidade expressas pelo treinador, mas a mim parece-me que esta equipa necessita de dois reforços, que aliás já deviam era estar a treinar em Alcochete, se as coisas tivessem sido devidamente tratadas e no tempo certo.

Já na temporada passada se via que faltava ali um central de categoria, um homem mais experiente capaz de se assumir como o patrão da defesa. É verdade que a dupla Maurício/Rojo funcionou bem, mas o brasileiro nunca me convenceu.

Ninguém pode negar o empenho e a entrega ao jogo de Maurício, que se for preciso morrer em campo, morre mesmo, mas trata-se de um jogador que não tem qualidade um clube como o Sporting e que comete muitas faltas estúpidas, arriscando-se a ver cartões sem nenhuma necessidade, para além de dar brancas frequentemente, o que já custou alguns pontos à equipa.

Se pensarmos que Eric Dier também saiu e que Naby Sarr e Ramy Rabia ainda não mostraram qualidade suficiente para jogarem no Sporting, resta-nos Paulo Oliveira. Perante este cenário eu já aqui escrevi várias vezes que na minha opinião o melhor central do Sporting é o Tobias Figueiredo, e esse é um dos poucos reparos que eu tenho a fazer ao trabalho de Marco Silva, de tal forma que até uma vez escrevi "mete o tiririca que pior não fica", referindo-me ao Maurício, que órfão de Rojo e com um sistema de jogo mais ofensivo, ficou ainda mais exposto aos seus recorrentes erros.

Sendo assim a contratação do tal central com capacidade para entrar de caras na equipa e assumir-se como o patrão daquela defesa continua a ser uma prioridade, mas que seja um jogador que cumpra os requisitos do programa eleitoral de Bruno de Carvalhao que volto a citar:

A contratação de jogadores estrangeiros, não adaptados ao futebol português, estará sempre dependente de serem considerados, pelo treinador principal e pela equipa Directiva como uma real valia para o reforço da equipa, apoiados em base nos relatórios emitidos pelos departamentos de de scouting e sociológico.

Se não houver possibilidades para comprar este jogador, então que se aposte definitivamente no Tobias Figueiredo. Ele irá cometer alguns erros mas pelo menos tem margem de progressão e poderá aprender e evoluir, o mesmo já não se poderá dizer de  Maurício.

A outra contratação que me parece ainda mais urgente, é a de um ponta de lança para substituir Islam Slimani, pois Junya Tanaka não tem características para o fazer, sendo que há jogos onde é fundamental ter um homem que garanta presença na área, coisa que Fredy Montero também não assegura.

O mercado dos pontas de lança é o mais difícil e caro, pelo que me parece que talvez seja melhor em primeiro lugar olhar para as sobras de alguns clubes, que possam ter nesta altura um avançado para emprestar, mas esse trabalho já devia estar feito porque os jogos com o Rio Ave e a Académica estão aí à porta,

Descobrir outro Slimani é que não vai ser fácil, muito menos em Janeiro, Vamos lá a ver o que é que se consegue.

Comentários