O que está a falhar na Academia Sporting.

Durante anos o Sporting teve a fama e o proveito de ser a melhor escola de formação de futebolistas do País e uma das melhores do mundo. De facto tínhamos a melhor rede de prospecção, o melhor índice de aproveitamento de jogadores para a nossa equipa principal e, com a Academia passámos a ter as melhores instalações e a ser o Clube que ganhava mais vezes e que dava mais jogadores às Selecções jovens.

Entretanto os outros clubes despertaram para essa realidade e principalmente no Benfica passou-se a trabalhar bem na formação, encurtando progressivamente as distâncias o que nos dificultou a vida, pois passámos a ter concorrência a sério.

Com a chegada da politica do cheque e da vassoura e dos amigos do Sá Pinto, os nossos rivais que já estavam a dar pisca, ultrapassaram-nos, aproveitando o desinvestimento e os disparates feitos em Alcochete.

Depois chegou esta Direcção que encontrou o Clube numa situação financeira calamitosa, pelo que não tendo meios para apagar todos os fogos, foi forçada a fazer cortes por vezes cegos, aos quais a Academia Sporting  não escapou, seguindo a máxima do fazer mais com menos, o que em determinadas áreas dificilmente pode resultar.

Portanto a realidade neste momento é que no Seixal se trabalha pelo menos ao mesmo nível do que em Alcochete e que com mais meios eles já chegam aos melhores jogadores primeiro do que nós, tem  as equipas mais fortes, ganham mais vezes e dão mais jogadores ás Selecções. Se depois não os aproveitam isso já são outros quinhentos que pouco nos interessam, mas até isso pode estar perto de mudar.

O que ninguém pode negar também, é que o rumo seguido pela formação no ultimo ano e meio, é revelador de uma certa desorientação e falta de preparação de quem agora manda neste sector. Mudar o treinador da Equipa B no dia da apresentação desta, ou contratar 15 jogadores para os Juniores, são apenas os dois casos mais emblemáticos num ror de disparates sem sentido, que tem caracterizado a gestão daquela que foi a melhor herança que esta Direcção recebeu do período que ficou conhecido por Projecto Roquete e que só tem contribuído para afundar aquilo que já estava a decair.

Comentários