A politica de comunicação

 A área de comunicação do Sporting continua a ser uma miséria. O site nem tem qualificação de tão pobre que é, com constantes falhas e uma quase total ausência de informação, limitando-se a pequenos textos quase sem nada.

No dia do primeiro treino da época, já era de noite quando publicaram isto:

O plantel principal da equipa de futebol do Sporting realizou hoje de manhã, dia 3, o primeiro treino da temporada. A sessão de trabalhos, que decorreu à porta fechada na Academia, durou cerca de duas horas e teve uma intensidade alta.
O treinador Marco Silva teve à disposição 28 jogadores, a saber: Marcelo Boeck, Luís Ribeiro, Vladimir Stojkovic; Cédric, Miguel Lopes, André Geraldes, Maurício, Paulo Oliveira, Eric Dier, Jefferson; Oriol Rosell, Rinaudo, Adrien, Slavchev, João Mário, Vítor Silva, André Martins, Shikabala; Carrillo, Carlos Mané, Capel, Heldon, Wilson Eduardo, Diogo Salomão, Viola, Montero, Cissé e Tanaka.

Daí para a frente mais nada sobre a pré época, a não ser a lista dos jogos de preparação previstos, que saiu hoje.  

Na madrugada da contratação de Ryan Gauld, um jogador totalmente desconhecido, que despertou uma enorme curiosidade entre os sportinguistas, o site publicou isto:

O Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD e o Dundee United FC, chegaram a acordo para que o jogador Ryan Gauld, represente o Sporting nas próximas seis épocas. Ficou ainda definida uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros Ryan Gauld, de 18 anos de idade e joga na posição de médio-ofensivo (número 10). Leia a primeira entrevista em exclusivo no jornal Sporting.

Deparei-me com a notícia quando acordei de manhã e bastou-me uma hora de investigação para fazer um artigo sobre Ryan Gauld  para a Wiki, mais do que suficiente para satisfazer a avidez dos sportinguistas.

O jornal é apenas um semanário que obviamente não está vocacionado para acompanhar a actualidade, nem pode competir com os diários desportivos, pelo que deveria ter como objectivo prioritário informar os sócios e adeptos sobre toda a actividade desportiva do Clube, apostando essencialmente em conteúdos exclusivos, que não se podem resumir a entrevistas.

Esta época a formação do Sporting não foi feliz, mas há a registar a conquista dos Campeonatos Regionais de Juvenis e Iniciados. Lamentavelmente no jornal nem uma palavra sobre essas vitórias e os últimos jogos nem sequer tiveram direito aos habituais cantinhos com o resultado e a lista de jogadores utilizados.

Em tempos idos quem escrevia no Jornal Sporting eram os dirigentes e os seccionistas das modalidades, pessoas conhecedoras dos assuntos que tratavam. Hoje está tudo entregue aos pomposos profissionais, que não dominam a matérias que tratam, caso contrário não cometeriam os erros que cometem e, que se calhar nem sportinguistas são.

E depois pedem-nos a nós adeptos e sócios para utilizarmos apenas os meios de comunicação do Sporting. Mas qual comunicação? - pergunto eu.

Agora vem aí a Sporting TV e já houve polémica em relação às simpatias clubisticas de alguns dos colaboradores deste novo e importante meio de comunicação. Pudera são os tais profissionais.

Não vi a emissão da Gala Honoris na internet, da qual até tive ecos muito elogiosos, mas as minhas expectativas em relação à Sporting TV são muito baixas. Ver uns joguinhos dos BB e das equipas da formação é o mínimo que espero. O resto até me assusta.

Comentários