O 2º lugar está quase garantido

Leonardo Jardim já tinha avisado que este iria ser um jogo muito difícil, porque o Vitória de Guimarães é uma excelente equipa e, de facto o Sporting teve de suar muito perante um adversário muito agressivo que pressionava logo na primeira fase de construção do jogo, obrigando os Leões a recorrerem por vezes a um futebol mais directo do que é costume.

Mesmo assim Islam Slimani teve duas boas ocasiões de golo numa 1ª parte onde Carlos Mané confirmou que pode ser uma excelente opção para jogar em terrenos mais interiores.

O intervalo chegou com um nulo que se aceitava, apesar do sinal mais do Sporting, mas Leonardo Jardim não perdeu tempo e lançou logo Fredy Montero, mostrando que queria ganhar rapidamente este jogo. Talvez não se possa dizer que esta substituição foi decisiva, mas a verdade é que o golo surgiu mesmo no início da 2ª parte e logo a seguir veio o 2-0, que só não se consumou porque o fiscal de linha não quis.

Reagiu Rui Vitória com as entradas de Tiago Rodrigues e de Malonga, que causaram dificuldades acrescidas ao Sporting, de tal forma que o espectro do empate chegou a pairar em Alvalade.

Nessa altura já eu ansiava pela troca de Islam Slimani, que já se tinha posto a jeito para um segundo cartão amarelo, por um André Martins que me parecia ser o homem certo para reequilibrar o meio campo, mas Leonardo Jardim preferiu regressar ao modelo da 1ª parte, lançando André Carrillo e devolvendo Carlos Mané a uma posição mais central, no entanto depressa se percebeu que o 36 já estava muito desgastado e, só com a entrada do 8 é que o Sporting recuperou o controlo do jogo.

No final foi uma vitória justa, mas muito difícil, que obrigou a equipa a dar tudo o que tinha.

O jogo foi muito rasgadinho, o que cria sempre muitas dificuldades ao árbitro, ainda por cima se este não for grande espingarda como era o caso, portanto tivemos muitas decisões discutíveis, mas o grande erro foi do fiscal de linha, embora também se possa dizer que Islam Slimani  e Adrien Silva escaparam de justificadas expulsões.

Na hora em que escrevo já terminaram todos os jogos desta jornada, e com a vitória do Benfica e a derrota do FC Porto, a questão dos três primeiros lugares está resolvida. Atendendo às circunstâncias a 2ª posição e o respectivo acesso directo à Liga dos Campeões é um excelente resultado, mas até poderíamos estar ainda a lutar pelo título, não fossem algumas arbitragens e os erros estratégicos que antecederam o o jogo da Luz.

Comentários