O Leão vestiu o fato de água.

Em Arouca os jogadores do Sporting levaram quase 20 minutos até perceberem que antes de jogar futebol tinham de vestir o fato de água e de lutar muito, de tal forma que quando deram por isso já estavam a perder e com inteira justiça.

O golo do empate surgiu na hora certa, quando os Leões já tinham acordado, mas mesmo assim  ao intervalo podia-se dizer que o resultado era bem melhor do que a exibição.

Ainda durante a 1ª parte Leonardo Jardim colocou Islam Slimani e Eric Dier a aquecer, mostrando estar atento ao desenrolar de um jogo que depois do intervalo mudou completamente, mesmo que as substituições não tenham sido imediatas, mas logo aí a equipa subiu no terreno e começou a empurrar o jogo para a baliza adversária.

No entanto naquelas condições, a entrada do avançado argelino já se impunha e Leonardo Jardim não demorou muito tempo para fazer a jogada que decidiu este difícil confronto. Com Islam Slimani em campo o Sporting ganhou peso na área e encostou definitivamente o Arouca às cordas. Fredy Montero, Maurício e William Carvalho estiveram muito perto de marcar, percebendo-se que o golo seria uma questão de minutos.

Foi então que o árbitro de serviço resolveu entrar em campo e depois de ter deixado impunes algumas entradas merecedoras de cartão, usando um critério largo, embora se reconheça que para os dois lados, resolveu apertar a malha e mostrou um segundo amarelo, de uma forma ridícula a Tinoco.

Leonardo Jardim preparava-se já para lançar Carlos Mané ,quando Cosme Machado entrou na lei das compensações e expulsou Marcos Rojo numa jogada em que o argentino nem falta fez. Mas pronto, assim foi melhor para depois não dizerem que o lance decisivo do jogo foi a expulsão de Tinoco.

O treinador do Sporting teve então de repensar a sua estratégia e foi com naturalidade que recorreu a Eric Dier para reequilibrar a equipa, no entanto surpreendeu toda a gente ao retirar do campo William Carvalho, que estava a mandar no meio campo, desempenhando um importante papel no assalto à baliza de Cássio.

Depois Jardim explicou que não querendo abdicar de nenhum dos quatro homens da frente, preferiu ficar com Adrien Silva, que segundo as suas palavras é um melhor lançador e, que o que aquele jogo pedia era alguém capaz de meter as bolas na frente. Pode até fazer sentido mas eu na altura estava à espera que ele arriscasse mais e tirasse um lateral.

Rei morto rei posto, saiu William entrou Dier e dois minutos depois Slimani deu razão a treinador e fez o golo da vitória, pontanto não se fala mais nisso. Jardim acertou em cheio.

No entanto faltavam ainda cerca de 20 minutos de jogo, tempo suficiente para se perceber que o Arouca já não tinha muito gás, enquanto o Sporting acautelava a magra vantagem que dispunha. Mesmo assim Roberto ainda teve a sua oportunidade para empatar e Islam Slimani  poderia posto a cereja no topo do bolo, com mais um golito mesmo à beira do fim.

No final os festejos efusivos de toda a equipa, comprovaram as dificuldades deste jogo, perante um surpreendente Arouca que entrou com tudo e, que teve como aliado o famoso General Inverno, que muitos garantiam que seria intransponível para este Sporting, muito verde e levinho. Mas para já a primeira batalha foi superada.

Comentários